A China reagiu, neste domingo (12), à decisão do presidente Donald Trump de impor tarifas de 100% sobre produtos chineses. ”A China não quer uma guerra tarifária, mas não a teme”, declarou o Ministério do Comércio do chinês em resposta à medida que amplia a taxação já existente de 30%.
Aplicação de tarifas pelos EUA
Trump justificou como uma forma de pressionar a China diante do déficit comercial americano e das políticas industriais do país asiático. O anúncio foi feito em uma postagem na rede social Truth Social, na noite de sexta-feira (10), após o fechamento dos mercados, e entrará em vigor em 1º de novembro de 2025. Segundo ele, a decisão é uma resposta à “posição extraordinariamente agressiva da China em relação ao comércio”.
O presidente também sinalizou que a data de implementação poderá ser antecipada, “dependendo de quaisquer ações ou mudanças futuras tomadas pela China”. Ele afirmou ainda que o plano de controle de exportações do país asiático seria “um projeto elaborado por eles anos atrás” e concluiu: “O resto é história”.














