A 27ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2024 foi realizada no dia 19 de novembro, na unidade Friboi em Santana do Araguaia (PA). Ao todo, foram avaliados 566 animais, sendo 548 machos e 18 fêmeas. Participaram cinco pecuaristas de dois municípios da região.
A organização da etapa foi da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), em parceria com a Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB) e o frigorífico Friboi. O evento também contou com o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
André Locateli, gerente executivo ACNB, destaca que os pecuaristas são os grandes responsáveis pelo sucesso contínuo do Circuito Nelore. “A dedicação dos neloristas é essencial para elevar a qualidade dos animais e aprimorar a genética da carne Nelore em todo o país.”
Locateli também expressa sua admiração pelo comprometimento e pela paixão dos produtores, enfatizando o papel importante que desempenham no setor. “A ACNB tem orgulho de apoiar esses profissionais, que são peças-chave na inovação e no crescimento da pecuária brasileira.”
Entre os machos avaliados na etapa de Santana do Araguaia, 96% dos animais apresentaram até dois dentes incisivos permanentes, o que indica que eles têm aproximadamente 2 anos de idade. O peso médio desses animais foi de 20 arrobas. Já entre as fêmeas, 100% apresentou até dois dentes incisivos permanentes. O peso médio delas foi de 12,5 arrobas.
Melhor lote de carcaças de machos
A Medalha de Ouro foi atribuída a Ronaldo Venceslau Rodrigues da Cunha, da Fazenda Terra Roxa (Cumaru do Norte/PA); a Medalha de Prata ficou com a Agropecuária Santa Olímpia, da Fazenda Nova Vida (Santana do Araguaia); e a Medalha de Bronze foi para Cláudia Nicchio, da Fazenda Caropa (Cumaru do Norte). Além disso, o prêmio de Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Pastagens, na categoria Ouro, foi conquistado por Rubens Eduardo Sauer Marcondes Pereira, da Fazenda São João Batista (Santana do Araguaia).
Melhor lote de carcaças de fêmeas
A Medalha de Ouro para Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas foi concedida a Valdemir Antônio Zanin, da Chácara Dois Irmãos (Santana do Araguaia).
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore com o apoio do Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
SOBRE A ACNB
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 70 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.