O MF Rural já conta com mais de 24 milhões de acessos anuais e, pelo menos, uma negociação a cada 2 minutos, oferecendo uma vasta gama de produtos e serviços, que vão desde máquinas agrícolas e insumos até fazendas completas. O CEO mostrou as “oportunidades infinitas” geradas por um ciclo virtuoso, ao apresentar uma campanha impactante que narrava a história de um comprador de sementes de pasto. Ele as vende já na forma de feno e silagem ao pecuarista, que, por sua vez, contrata o frete, expande a rede de relacionamento, adquire outros insumos e até uma nova fazenda com a expansão da atividade.
Revelou ainda que a história do MF Rural começou antes mesmo da popularização da internet. “Nos anos 90, meu pai conheceu uma exposição agropecuária permanente no Canadá e percebeu que o conceito se encaixaria como uma luva no Brasil”, disse o CEO.
A renda familiar vinha da agricultura e da produção leite e queijos, em um pequeno laticínio que representava o sonho de Wilson Lucas de ter o próprio negócio. Desde a infância, os filhos o ajudavam na seleção dos grãos de café, na alimentação do gado e na venda de leite e queijo de porta em porta. Contudo, problemas contratuais exacerbados por uma crise na pecuária leiteira levaram à perda da propriedade e forçaram a família a deixar o local em 48 horas.
“Recomeçamos a vida em um pequeno sítio, com meu pai retornando à administrar fazendas e minha mãe ao ofício de professora”, relembrou Rafael, ressaltando que a fase difícil quase impediu sua formação acadêmica, que só foi possível após a universidade perdoar dívidas acumuladas.
Como frequentemente acontece em momentos de crise, o projeto MF Rural foi retirado da gaveta. O plano inicial era implementá-lo em um espaço físico, mas, acreditando no potencial da tecnologia, o plano migrou para uma versão digital. A participação do segundo filho mais velho, Renato Lucas, foi decisiva na construção do marketplace. Após a graduação, Rafael se dedicou à parte comercial, com a missão de atrair clientes. Uma curiosidade: o nome MF Rural é acrônimo de Mercado Físico Rural.
Entre os primeiros responsáveis pela criação e manutenção da plataforma estão Eduardo e Gabriel Potumati, filhos do pecuarista Paulo Miranda. Eles ofereciam serviços de tecnologia e foram indicados pelo empresário Cláudio Godoy, dono de uma emissora de televisão especializada no setor.
A estreia ocorreu em novembro de 2004, um ano antes de o Google iniciar suas operações no Brasil. Nos primeiros anos, os anúncios eram gratuitos, com comissões sobre as vendas. O cliente “número 1” surgiu em 2005, e a primeira comissão só três anos depois, com a negociação de um trator Valmet.
Consolidação de um legado inspirador
Atualmente, o MF Rural, que celebra duas décadas este mês (novembro), ultrapassa o conceito de um simples marketplace, estabelecendo-se como o único ecossistema digital do agronegócio, oferecendo uma ampla gama de soluções para o homem do campo.
O marco de um milhão de Reais em faturamento foi alcançado em 2010, refletindo a dedicação em facilitar a vida dos produtores rurais. Já a movimentação gerada pelas transações entre compradores e vendedores, que antes era incerta, começou a ser monitorada em 2019, revelando a importância desse fluxo no setor. “Quando um anúncio é removido, perguntamos se a negociação ocorreu pela plataforma. Nem todos respondem, mas, com base nas vendas declaradas, estimamos uma movimentação superior a R$ 20 bilhões nos últimos cinco anos”, explicou Rafael.
Durante o evento, o CEO defendeu o MF Rural como um motor de conectividade no campo, com engajamento intensificado na pandemia, mas que já mostrava crescimento anteriormente. “O que começou como um sonho desfrutado por meu pai até hoje é fundamental para produtores como ele, levando prosperidade a milhões de negócios”, finalizou o CEO do MF Rural – Marketplace, arrancando aplausos do público.
Sobre o AgroMKT Summit
O congresso, focado em comunicação estratégica para o agronegócio, reuniu centenas de profissionais de marketing, vendas e comunicação, com o objetivo de impulsionar o setor. Foram dois dias de imersão e discussões enriquecedoras, com a presença de mais de 30 especialistas abordando temas como o poder das redes sociais, comunicação digital e marketing de influência. Além disso, proporcionou valiosas oportunidades de networking e negócios, conectando profissionais, produtores e empresas em um ambiente dinâmico e colaborativo.
=> Acesse http://www.mfrural.com.br e conheça todas as soluções disponível no único ecossistema do agronegócio brasileiro