Com o objetivo de colher dados para a estimativa da produção de café em todo o Brasil, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou a coleta de dados sobre o fechamento da safra de café 2024. Além disso, a entidade começou a avaliação das previsões para a safra de 2025. A pesquisa de campo começou em 1º de dezembro e terminou no último dia 14 – a Conab também vai analisar os efeitos climáticos no café.
O levantamento deste ano envolve a coleta de informações em diversas regiões cafeeiras do Brasil. O estudo será realizado presencialmente nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Goiás. Já em Rondônia, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso e Paraná, a coleta será de forma remota, com o uso de tecnologias para garantir a precisão das informações.
A Conab reforça a importância da pesquisa para a compreensão do impacto das condições climáticas na produção de café, para a orientação do mercado, além de fornecer dados cruciais para o planejamento agrícola no país. Dessa forma, a expectativa é que o levantamento ofereça informações detalhadas sobre a produtividade e as condições das lavouras de café em cada região.
Efeitos climáticos
O 4º Levantamento da Safra 2024 de Café ocorre em um ano que deveria ser de bienalidade positiva para o café arábica. Entretanto, as adversidades climáticas impactaram a produção. Estiagens prolongadas, chuvas esparsas e mal distribuídas, além de altas temperaturas durante as fases de desenvolvimento dos frutos, reduziram a produtividade esperada, comprometendo as projeções iniciais de safra.
Levantamentos
Em setembro, a Conab divulgou o 3º Levantamento da safra de café no Brasil, estimando uma produção de 54,8 milhões de sacas beneficiadas, queda de 0,5% em relação à safra anterior.
A área em produção aumentou 1,4%, totalizando 1,9 milhão de hectares, enquanto a produtividade caiu 1,9%, ficando em 28,8 sacas por hectare.
Os próximos resultados serão divulgados em janeiro de 2025: o 4º Levantamento da Safra de Café 2024, no dia 21, e o 1º Levantamento da Safra de Café 2025, no dia 28.