O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Secretaria Estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná firmaram um Protocolo de Intenções com o objetivo de impulsionar a inovação no agro do estado. A parceria visa fortalecer os ecossistemas de inovação agropecuária, com foco em promover o desenvolvimento estratégico e aumentando a competitividade das empresas do setor agroindustrial paranaense.
Alessandro Cruvinel, diretor do Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária (Diagro/Mapa), destacou que o Ministério está desenvolvendo a estratégia MapaConecta para Inovação Agropecuária, uma iniciativa que se apoia em dois pilares principais: o fortalecimento dos ecossistemas estaduais de inovação e a criação de uma plataforma virtual interativa. Essa plataforma será um espaço dinâmico, que permitirá a interação entre diversos atores do setor agropecuário, que promoverá a construção de redes colaborativas e a inovação aberta.
Rumo ao desenvolvimento do agro paranaense
A assinatura deste protocolo une esforços do Governo Federal e estadual com o propósito comum de fortalecer a competitividade do Brasil no mercado global. As equipes do Mapa no Paraná atuarão lado a lado com a Secretaria Estadual de Inovação no desenvolvimento dessa estratégia, garantindo resultados concretos e benefícios significativos para o setor em breve.
O Protocolo de Intenções estabelece ações direcionadas ao estímulo à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à criação de novos negócios para a agropecuária brasileira. A iniciativa busca integrar diferentes atores do ecossistema agroindustrial, incluindo associações e cooperativas de produtores rurais, indústrias, startups, prestadores de serviços, universidades e centros de pesquisa, além de governos e organizações representativas do setor agropecuário e da inovação no Paraná.
O objetivo da parceria é promover o crescimento econômico do estado e do país, estimulando o aumento da renda, a geração de novas oportunidades de negócios e o bem-estar social. Para isso, a colaboração entre os diversos agentes envolvidos nos ecossistemas de inovação assegura uma coordenação estratégica e alinhada aos desafios e oportunidades do agro no estado e no Brasil.