A dúvida surgiu no campo e é mais comum do que parece: existe mesmo Nelore vermelho? A resposta é sim. Embora a pelagem branca seja a mais conhecida e predominante, o Nelore pode apresentar variações de cor, inclusive tons avermelhados e manchados, conforme explicação da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
Ao programa Giro do Boi, o gerente executivo da ACNB, André Locateli, afirmou que a raça possui ampla variação dentro dos padrões oficiais reconhecidos para registro genealógico.
“A pelagem mais comum da raça Nelore é a branca ou cinza, com variações de tonalidade. Os machos adultos, por exemplo, tendem a apresentar regiões mais escuras no pescoço e nas extremidades”, explica Locateli.
Confira:
Apesar disso, o especialista destaca que o registro de animais com pelagem vermelha também são permitidos, assim como pintados ou manchados, seja de vermelho ou preto — os chamados Nelore Pintado, que vêm ganhando destaque entre criadores e compradores.
“É possível e permitido o registro de animais com pelagem vermelha ou pintada. Esses tipos têm sido muito procurados nos últimos anos”, afirma o representante da ACNB.
Ainda assim, Locateli ressalta que a maioria dos rebanhos brasileiros continua composta pelos tradicionais Nelores de pelagem branca ou acinzentada, marca visual que se tornou símbolo da pecuária de corte no país.
















