USD: R$ -- EUR: R$ -- BTC: R$ -- USD: R$ -- EUR: R$ -- BTC: R$ --
Navegando:
quase 2 mil agtechs e 451 hubs mapeados

quase 2 mil agtechs e 451 hubs mapeados


O ecossistema de inovação no agronegócio brasileiro registrou crescimento expressivo entre 2023 e 2024, segundo o Radar Agtech Brasil, lançado nesta quarta-feira (26) durante o Radar Agtech Summit, no Cubo Itaú, em São Paulo.

O levantamento, desenvolvido pela Embrapa em parceria com a Homo Ludens e a SP Ventures, aponta aumento de 224% no número de incubadoras voltadas ao agro, que passaram de 32 para 107 em um ano.

As aceleradoras de startups também cresceram 90%, passando de 21 para 40, enquanto os hubs de inovação aumentaram 29%, de 82 para 106. Os parques tecnológicos voltados ao setor passaram de 93 para 117, um avanço de 25%. No total, foram mapeadas 451 iniciativas entre hubs, aceleradoras, incubadoras e parques tecnológicos.

Além dos ambientes, o Radar ampliou o escopo em 2024 e trouxe, pela primeira vez, uma análise detalhada sobre os investidores do setor. O número de fundos de venture capital, corporate ventures e iniciativas financeiras voltadas a agtechs e foodtechs cresceu de forma relevante, sinalizando o amadurecimento do setor.

De acordo com a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, o documento se consolidou como uma das principais referências em inteligência estratégica para o agro brasileiro. “Com o escopo ampliado, reforçamos o compromisso de produzir conhecimento estratégico e apoiar a inovação em toda a cadeia agroalimentar”, afirmou.

O analista da Embrapa Aurélio Favarin destacou a importância de mapear também os ambientes que dão suporte às startups. “Além das startups, é fundamental entender as condições necessárias para que elas nasçam e se desenvolvam. Os ambientes de inovação e os investidores são cruciais nesse processo”, disse.

Desde sua primeira edição, em 2019, o Radar Agtech Brasil já identificou um crescimento de 75% no número de agtechs, passando de 1.125 para 1.972 startups em 2024. Essas empresas atuam em áreas como gestão de propriedades, automação agrícola, sensoriamento remoto e biotecnologia.

Inovação pelo país

O estudo também revelou a descentralização dos ambientes de inovação pelo país. Apesar da concentração no Sudeste (36,8%), o Sul já representa 31%, seguido pelo Nordeste (17,5%), Centro-Oeste (9,5%) e Norte (5%). São Paulo concentra 43,5% dos ambientes no Sudeste, mas regiões como o Nordeste e Norte vêm ganhando relevância, com crescimento de 3,5% para 5,9% e de 1,5% para 5,0%, respectivamente.

Francisco Jardim, sócio da SP Ventures, destacou o momento de transformação que o setor vive. “As startups agtech da América Latina estão liderando uma revolução, trazendo tecnologias avançadas e novos modelos de negócio para responder aos desafios impostos pela crise climática e insegurança alimentar”, afirmou.

A internacionalização também foi apontada como uma tendência em ascensão. Startups brasileiras têm se conectado a hubs de inovação globais, ampliando seu acesso a novos mercados e tecnologias.

O levantamento identificou ainda o avanço da sustentabilidade e da digitalização. Em 2024, cerca de 41,5% das agtechs atuam no segmento “Dentro da Fazenda”, com foco em automação e gestão rural. Também se destacam soluções com foco em bioinsumos, rastreabilidade e agricultura regenerativa.

Para Luiz Sakuda, sócio da Homo Ludens, o cenário atual exige a criação de redes conectadas e vivas. “A agricultura responde por cerca de 22% do PIB brasileiro. É imprescindível investir em inovação para transformar o setor e garantir sua sustentabilidade”, disse.

O Radar Agtech 2024 reforça que o futuro da inovação no agro passa por colaboração entre startups, instituições de pesquisa, investidores e produtores, para gerar soluções eficazes e ampliar a competitividade do setor agroalimentar brasileiro.



Source link

Assine nossa Newsletter

Sinta-se no campo com as notícias mais atualizadas sobre o universo do agronegócio.

Sem spam, você pode cancelar a qualquer momento.


Notícias Relacionadas

IBGE lança plataforma para prevenção de desastres e atenção ao El Niño

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou nesta terça-feira (23) o Singed Lab Desastres, plataforma voltada à preparação de gestores públicos e privados para o enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas. A iniciativa integra a estratégia nacional de atenção ao El Niño e começa a operar em 1º de julho. Segundo o IBGE, a plataforma faz parte de uma reorganização da agenda de pesquisas e estudos geocientíficos do instituto, com foco mais estruturado na produção de informações para prevenção e mitigação de desastres. No mesmo dia da entrada em operação do Singed Lab Desastres, o órgão divulgará os primeiros resultados da Pesquisa Especial

Limitação de outros exportadores tende a fortalecer competitividade da carne brasileira

Foto: Pixabay A cota de 1,1 milhão de toneladas de carne bovina brasileira direcionada à China em 2026 deve ser preenchida em julho, projeta levantamento da consultoria Safras & Mercado. A progressão das exportações para Pequim vem sendo observada desde o começo do ano, com o pico ocorrendo em maio, mês em que o Brasil embarcou 157,6 mil toneladas da proteína ao gigante asiático, aumento de 14,25% na comparação com o mesmo período de 2025. Segundo a alfândega chinesa, entre janeiro e maio, foram importadas mais de 1,3 milhão de toneladas, avanço de 19% em relação aos cinco primeiros meses de 2025. O Brasil segue

Preços do boi gordo: arroba segue em queda; confira as cotações

Foto: Marcos Santos/USP Imagens O mercado físico do boi gordo volta a se deparar com queda nos preços. Segundo o analista de Safras & Mercado Fernando Henrique Iglesias, as indústrias seguem se posicionando no mercado em meio ao esgotamento precoce das cotas de exportação para a China. De acordo com levantamento realizado pela consultoria, a expectativa é que o esgotamento ocorra em julho, fazendo com que as indústrias revisem suas estratégias em torno do abate, aumentando a ociosidade para ajustar a produção de acordo com a mudança da perspectiva de demanda. Preços do boi gordo São Paulo: R$ 342,75 — ontem: R$ 345,52 Goiás: R$

CNA debate mercado do boi gordo, vacinas e protocolo para exportação

A Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) discutiu, nesta terça-feira (23), em Brasília, as expectativas para o mercado do boi gordo no segundo semestre de 2026 e a disponibilidade de vacinas contra clostridioses no país. A reunião também tratou do Protocolo Privado de Exportação de Bovinos Livres de Antimicrobianos. Na abertura do encontro, o vice-presidente da comissão, Rafael Gratão, afirmou que o colegiado tem o papel de discutir temas atuais da cadeia produtiva, esclarecer dúvidas e alinhar demandas dos produtores. O gerente da área de Gestão de Risco para a Pecuária da StoneX, Victor Novaes, apresentou

Conab nomeia novo superintendente regional no Rio Grande do Sul

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) oficializou a mudança de gestão na Superintendência Regional do Rio Grande do Sul. Antônio Alberto Matheus dos Santos Neto assumiu o cargo no dia 15 de junho. Economista com especialização em Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ele atua na empresa desde 2013. Natural de Serrinha, na Bahia, Santos Neto ingressou na Conab pela matriz, em Brasília, no Distrito Federal. Na primeira etapa da trajetória na companhia, trabalhou como analista de mercado na Gerência de Produtos da Sociobiodiversidade. Desde 2014, ele atua na Superintendência Regional do Rio Grande do Sul. Nesse período, passou pelo

Brasil e Peru alinham transição da presidência da PLACA

O ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, reuniu-se nesta terça-feira (23), por videoconferência, com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Irrigação do Peru, Felipe Millan, para tratar da transição da presidência da Plataforma da América Latina e do Caribe para Ação Climática na Agricultura (PLACA). A transferência será formalizada durante a Assembleia Anual da Plataforma, marcada para o período entre 30 de junho e 2 de julho, em Lima, no Peru. Criada em 2019, a PLACA reúne 19 ministérios da Agricultura da América Latina e do Caribe. Segundo o material divulgado, a iniciativa tem como objetivo fortalecer a cooperação regional no setor agropecuário

Renegociação de dívidas rurais e impostos sobre combustíveis entram em debate com Hugo Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), reuniu-se nesta terça-feira (23) com representantes dos setores agropecuário e sucroenergético para discutir propostas de apoio a produtores rurais e medidas relacionadas aos preços dos combustíveis. Os encontros trataram do Projeto de Lei (PL) 5122/23 e do Projeto de Lei Complementar (PLP) 114/26, ambos em tramitação no Congresso. No primeiro encontro, Motta recebeu integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que apresentaram demandas ligadas ao PL 5122/23. De autoria do deputado Domingos Neto (PSD-CE), a proposta cria um programa de renegociação de dívidas para produtores rurais afetados por adversidades climáticas e impactos econômicos globais. Segundo o

Mapa institui programa para integrar produção e logística entre Brasil, Bolívia e Pacífico

O ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, assinou nesta terça-feira (23) a portaria que institui o Programa de Integração Produtiva e Logística Brasil-Bolívia-Pacífico. A iniciativa estabelece diretrizes para promover a integração produtiva, agroindustrial, logística e comercial entre Brasil, Bolívia e os mercados do Pacífico, no âmbito do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Segundo o Mapa, o programa busca ampliar a eficiência logística, reduzir custos de transporte e fortalecer a inserção internacional do agronegócio brasileiro. Entre as metas estão a agregação de valor à produção primária, o estímulo ao desenvolvimento regional e a atração de investimentos em infraestrutura e comércio exterior. A medida

Estudo aponta avanço do risco de estresse térmico em bovinos leiteiros no RS

A combinação de calor e umidade tem ampliado o risco de estresse térmico para bovinos leiteiros no Rio Grande do Sul, segundo a Circular Técnica 33, publicada pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi). O estudo mostra que o problema pode reduzir o consumo de alimento, afetar a reprodução, elevar a ocorrência de doenças e diminuir a produção e a qualidade do leite. De acordo com a pesquisadora e médica veterinária do DDPA Adriana Tarouco, uma das autoras do trabalho, a publicação busca alertar para o aumento do risco de estresse térmico. A análise considerou

Prêmio Queijos do Paraná abre 3ª edição com nova categoria

A 3ª edição do Prêmio Queijos do Paraná foi lançada nesta terça-feira (23), no Mercado Municipal de Curitiba. A organização espera mais de 600 produtos inscritos no concurso, que tem como foco valorizar a pecuária de leite paranaense e premiar os melhores queijos com medalhas de Super Ouro, Ouro, Prata e Bronze. A principal novidade desta edição é a criação da categoria Queijo Colonial. A avaliação dos produtos seguirá critérios sensoriais, com análise de sabor, textura, aroma e aparência. Na categoria de queijos coloniais, os jurados também vão considerar a versatilidade gastronômica do produto, com testes em preparos culinários e harmonização com bebidas alcoólicas e