São Paulo (SP) – Uma molécula de ponta que age sobre invasoras de difícil controle, a terbutilazina está na base no herbicida Click®, da Sipcam Nichino Brasil, empregado há cerca de quatro anos, com sucesso, na cultura do milho e agora registrado, também, para cultivo de sorgo. O novo posicionamento do herbicida resulta de um processo de inovação e investimentos em pesquisa e desenvolvimento, segundo informa o engenheiro agrônomo José de Freitas, da área de desenvolvimento de mercado.
“Eleva o potencial produtivo de ambas as culturas, principalmente pelo efeito da molécula de última geração terbutilazina, desenvolvida pela companhia, que substitui com elevado padrão de eficácia à atrazina, até há pouco uma das poucas opções do produtor frente a infestações de invasoras de difícil controle”, ressalta Freitas.
Segundo o agrônomo, Click®, mesmo em dose menor do que a atrazina, se sobressai pelo residual prolongado ante as principais daninhas dessas culturas, mesmo diante de condições de alta pressão de infestação. “Mantém a lavoura com menor nível de reinfestação e por isso tende a se tornar uma nova referência tecnológica para o produtor de cereais.”
Conforme Freitas, o herbicida mostrou em testes e pesquisas desempenho superior ao padrão de mercado empregado no manejo de invasoras de folhas largas, como corda-de-viola, picão preto, guanxuma e amendoim-bravo, além de uma boa supressão de folhas estreitas: capim-colchão, capim-pé-de-galinha, capim-marmelada, capim-carrapicho e outras.
“Com formulação moderna, de ponta, permite flexibilidade e pode ser utilizado em associação a outros herbicidas no milho. Eleva o rendimento operacional do milho e do sorgo e abre uma nova era entre os herbicidas para ambas as culturas comercializados no Brasil”, complementa José de Freitas.
A cultura do sorgo, por sinal, salienta o agrônomo, está em expansão no Brasil: a área cultivada cresceu em torno de 30% entre 2021 e 2023. Há tendência de o plantio ocupar este ano 1,56 milhões de hectares. Os dados são da consultoria Kynetec. “Entretanto, o sorgo enfrenta desafios robustos no tocante ao manejo de plantas daninhas, devido à falta de opções de herbicidas seletivos. A atrazina era até recentemente o único ativo para uso na pós-emergência”, exemplifica Freitas.
De acordo com ele, estudos recentes, conduzidos por pesquisadores de renome, concluíram que, em sorgo, a terbutilazina reduz o número de plantas daninhas de folhas largas com mais eficiência comparada com a atrazina.
Freitas explica ainda que o sorgo é semeado como alternativa à sucessão da soja ou substituição do milho segunda safra. “Apresenta boa adaptação ao clima quente, boa rusticidade e boa tolerância à seca, sendo empregado na alimentação humana, na formulação de ração animal e biocombustíveis sustentáveis, nas variedades granífero, sacarino, forrageiro, biomassa e vassoura.”
Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.