Cleber Barbosa, da Redação
O deputado estadual Júnior Favacho (MDB/AP) anunciou neste sábado (16) durante entrevista ao programa CONEXÃO, na rádio Diário FM (90.9) a realização do Agro Summit 2025, durante a 54ª Expofeira do Amapá. Falando de Paragominas, no Pará, por telefone, o parlamentar mobiliza produtores e criadores do estado vizinho para fazer negócios, intercâmbio e debates sobre melhoramento genético do rebanho local.
A primeira edição do Amapá Agro Summit terá como tema “Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento do Agronegócio do Amapá”, fruto de uma emenda parlamentar na ordem de R$ 1 milhão aportado pelo mandato de Favacho, com o aval do Parlamento Estadual. A entidade executora do evento será a Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, tendo como proponente a Associação dos Produtores Rurais do Amapá (APRAP).
Mercados
O Projeto Amapá Agro Summit (1ª Edição) é uma iniciativa criada pela Associação dos Produtores Rurais do Amapá – APRAP, com objetivo de capacitar produtores rurais da agricultura tradicional, familiar, comercial, sustentável, extensiva e intensiva, bem como técnicos, empreendedores rurais e estudantes, apresentando soluções que promovam aumento de produtividade, sustentabilidade ambiental e competitividade econômica no campo, buscando a agregação de valor na comercialização de seus produtos.
No rádio
“O Projeto é voltado para a disseminação de tecnologias e práticas inovadoras aplicadas ao agronegócio e o fomento da inovação no setor agro no Amapá, conectando atores do ecossistema local (produtores, cooperativas, startups, universidades e governo) com referências nacionais em AgTechs, Agricultura 4.0 e Bioeconomia”, justifica Favacho.
A iniciativa surge como uma resposta aos desafios do agronegócio que demandam soluções inovadoras e, buscando soluções para problemas como a necessidade de aumentar a produção com menos recursos, a sustentabilidade, a gestão de pessoas, a redução do êxodo rural, a integração de jovens no campo e a necessidade de inovação tecnológica.