USD: R$ -- EUR: R$ -- BTC: R$ -- USD: R$ -- EUR: R$ -- BTC: R$ --
Navegando:
Lula recebe alta e deixará hospital ainda neste domingo

Lula recebe alta e deixará hospital ainda neste domingo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta médica e deixará o Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, ainda neste domingo (15). Ele ficará em sua residência, em São Paulo, até pelo menos a próxima quinta-feira (19).

A informação foi divulgada em coletiva de imprensa na manhã de hoje (15) no auditório do hospital, onde o presidente está internado desde a última terça-feira (10) para uma cirurgia de emergência em que precisou drenar um hematoma na cabeça, entre o osso do crânio e o cérebro.

A entrevista foi concedida pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, o neurologista Rogério Tuma, o neurocirurgião Marcos Stávale, a médica do presidente, Ana Helena Gremoglio, e o médico José Guilherme Caldas, que realizou o procedimento de embolização no presidente.

“O quadro foi extremamente acima do esperado. Para minha felicidade e de toda a equipe, ele está de alta hospitalar”, disse a médica Ana Helena Gremoglio.

“Ele está de alta hospitalar, não alta médica”, esclareceu Kalil. Por isso, disse o médico, o presidente precisará continuar na capital paulista por mais alguns dias para acompanhamento. Na próxima quinta-feira, Lula deverá passar por exames no hospital, entre eles, uma tomografia.

De acordo com Kalil, Lula poderá exercer suas atividades normalmente nesse período, só evitando exercícios físicos.

“Ele está estável, caminhando, se alimentando, falando normalmente. Ele teve um pós-operatório muito bom, dentro do que se esperava”, afirmou Kalil.

Histórico de saúde

Lula teve de ser hospitalizado por causa de uma queda doméstica que sofreu em outubro. O presidente chegou a São Paulo na madrugada de terça-feira, após ter sentido dores de cabeça.

Uma ressonância magnética feita no Hospital Sírio-Libanês, ainda em Brasília, mostrou uma hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido no dia 19 de outubro. O presidente foi então transferido para a unidade do hospital, na capital paulista, onde passou pelo procedimento cirúrgico.

Na quinta-feira (12), dois dias após a cirurgia, o presidente foi submetido a um novo procedimento, para bloquear o fluxo de sangue e reduzir o risco de formação de novo hematoma. Já na última sexta-feira (13), Lula teve retirado o dreno intracraniano que havia sido colocado na cirurgia da última terça-feira (10). Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Lula apareceu caminhando ao lado do neurocirurgião Marcos Stavale.

Na mensagem publicada nas redes sociais, o presidente escreveu: “Estou firme e forte! Andando pelos corredores […], conversando bastante, me alimentando bem e, em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando e cuidando de cada família brasileira”.

No boletim médico, divulgado ontem (14), os médicos informaram que o presidente fez apenas exames de sangue.



Source link

Assine nossa Newsletter

Sinta-se no campo com as notícias mais atualizadas sobre o universo do agronegócio.

Sem spam, você pode cancelar a qualquer momento.


Notícias Relacionadas

São Paulo amplia captação na bacia do Paraíba do Sul para reforçar o Cantareira

O estado de São Paulo foi autorizado a ampliar, em caráter excepcional, a captação de água da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul para reforçar o sistema Cantareira. A medida foi formalizada nesta semana, em Brasília, em acordo firmado entre São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O pedido para ampliar a retirada de água foi apresentado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Segundo as informações divulgadas, o sistema Cantareira opera na faixa de atenção, com 39% da capacidade. Pelas regras em vigor nessa condição, a Sabesp pode captar

Plano Safra 26/27 será lançado nesta terça-feira em Brasília

O Plano Safra 26/27 será lançado nesta terça-feira (30), às 10h, no Palácio do Planalto, em Brasília. A cerimônia terá a presença do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, e do ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula. A iniciativa reúne crédito, incentivos e políticas agrícolas voltadas ao setor rural. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Plano Safra oferece linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas para produtores rurais. No âmbito da pasta, estão o crédito rural e os programas destinados a médios e grandes produtores. O evento será realizado no 2º andar do Palácio do Planalto. O lançamento marca

Lula lança Plano Safra da Agricultura Familiar nesta terça em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta terça-feira (30), às 17h, em Brasília, do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2026/2027. O anúncio será feito ao lado da ministra do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli, no Palácio do Planalto. A agenda prevê também a divulgação de um novo recorde de investimentos para a agricultura familiar brasileira. O Plano Safra da Agricultura Familiar reúne medidas voltadas à geração de renda no campo e à produção de alimentos. Entre os instrumentos previstos estão programas de crédito, seguro agrícola, compras públicas, assistência técnica e extensão rural. Segundo o governo federal, nas últimas três

Edital destina R$ 97,8 milhões a projeto para comunidades rurais do Rio Doce

A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) lançaram nesta sexta-feira (27) o Edital de Seleção Pública 001/2026 do projeto Florestas Produtivas com Barraginhas. Com orçamento de R$ 97,8 milhões, a ação é voltada à recuperação produtiva e ambiental, à segurança hídrica e ao fortalecimento econômico de comunidades rurais da Bacia do Rio Doce. Segundo a Anater e o MDA, o projeto vai atender 4.650 unidades produtivas em 30 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo afetados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). O acompanhamento previsto inclui apoio desde a

O que fazer ao identificar focos de cigarrinha-do-milho na lavoura?

Foto: Divulgação. O produtor Denílson Almeida Dias, do município de Montes Claros (MG), relatou estar enfrentando uma severa infestação da cigarrinha verde, tecnicamente conhecida como cigarrinha-do-milho. Ele manifestou forte preocupação com os danos que a praga, que já ameaça seu milho safrinha, poderia causar também em suas áreas de pastagens. Em um episódio do quadro “Giro do Boi Responde”, no Giro do Boi, o engenheiro agrônomo Wagner Pires, embaixador de conteúdos sobre pastagens do programa, trouxe esclarecimentos sobre o assunto. Pires informou que a cigarrinha-do-milho não causa estragos nas pastagens, garantindo que o capim está totalmente seguro. O especialista ressaltou que o pecuarista deve concentrar

Arroba do boi gordo: veja como as cotações encerraram a semana

preço do boi O mercado físico do boi gordo apresenta manutenção dos preços em grande parte do país, com poucas exceções. O analista da consultoria Safras & Mercado Fernando Iglesias ressalta que, no geral, o dia foi de inexpressiva fluidez dos negócios, com algumas indústrias ausentes da compra de gado. “As escalas de abate apresentam relativo conforto, posicionadas entre seis e oito dias úteis na média nacional”, pontua. Segundo o especialista, o esgotamento precoce da cota chinesa ainda é o principal elemento de demanda a ser considerado no curtíssimo prazo. A expectativa é que o governo chinês emita o alerta de que 80% da cota

Regularização de ocupações em APAs avança em comissão da Câmara

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2548/25, que garante o direito de propriedade para moradores que já ocupavam áreas posteriormente transformadas em áreas de proteção ambiental (APAs). A proposta vale para ocupações de boa-fé anteriores à mudança no regime jurídico da área e segue em análise na Câmara. De autoria da deputada Julia Zanatta (PL-SC), o texto altera a Lei 13.465/17, que trata da regularização fundiária. Pela proposta, a posse da terra poderá ser assegurada a quem já ocupava o local antes da criação da APA, desde que as atividades desenvolvidas sejam compatíveis

Classificação obrigatória de plásticos avança em comissão da Câmara

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou nesta sexta-feira (26) uma proposta que estabelece a classificação obrigatória de plásticos em produtos fabricados, importados ou comercializados no Brasil. O texto também cria a Política Nacional de Transparência sobre Materiais Plásticos e prevê a divulgação de riscos associados à saúde e ao meio ambiente. A medida foi aprovada na forma de um substitutivo do relator, deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), a três projetos de lei: PL 1071/25, de Luiz Couto (PT-PB); PL 1242/25, de Jonas Donizette (PSB-SP); e PL 5321/25, de Rodrigo Gambale (Pode-SP). Segundo Lindenmeyer, o texto adota como parâmetro a regulamentação

AgroPorto firma carta com 10 diretrizes para logística e competitividade

O Movimento AgroPorto assinou nesta sexta-feira (26), em Curitiba, a Carta de Compromissos que estabelece dez diretrizes estratégicas para o fortalecimento da logística brasileira e para a construção de políticas públicas de longo prazo na infraestrutura. O ato ocorreu na sede da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e reuniu parlamentares ligados à agenda do agro e dos portos. A carta foi assinada pelo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), pelo deputado federal Tião Medeiros (PP-PR), coordenador do Movimento AgroPorto pelas frentes parlamentares, e pela deputada federal Daniela Reinehr (PL-SC). O AgroPorto reúne a Frente Parlamentar de

Plenária em Mato Grosso debate acesso ao PAA e compras públicas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentou os principais aspectos e resultados do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) durante a Plenária Estadual do Projeto PAA do Programa Nacional de Formação em Compras Públicas para Agricultura Familiar, Indígena e Quilombola, em Mato Grosso. O encontro debateu o acesso às políticas de compras institucionais e os desafios para ampliar a participação da agricultura familiar no programa. A ação integra as atividades previstas no Termo de Execução Descentralizada (TED) celebrado entre a Conab e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Segundo a Conab, as plenárias estaduais e territoriais têm como objetivo sistematizar demandas e propostas de agricultores