USD: R$ -- EUR: R$ -- BTC: R$ -- USD: R$ -- EUR: R$ -- BTC: R$ --
Navegando:
Apesar do superávit de US$ 3 bi, agro paulista recua 25% em relação ao ano passado

Apesar do superávit de US$ 3 bi, agro paulista recua 25% em relação ao ano passado


No acumulado de janeiro e fevereiro de 2025, as exportações do agro paulista totalizaram US$4,03 bilhões e as importações US$1,02 bilhão. Como resultado, o saldo da balança comercial apresentou um superávit de US$3,01 bilhões, representando uma queda de 25,7% em relação ao primeiro bimestre de 2024.

Os dados fazem parte da análise mensal do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

O resultado é fruto de uma queda brusca nas exportações de açúcar, principal produto da pauta paulista para o mercado internacional, que estava aquecido devido à maior disponibilidade do produto proveniente da Índia, Tailândia e União Europeia, associado ao período de entressafra brasileiro.

“Os produtores optaram por comercializar o açúcar no mercado interno, onde o preço está mais vantajoso com a desvalorização do dólar frente ao real no começo de 2025”, comenta José Alberto Ângelo, pesquisador científico do IEA-Apta.

Ranking do Agro

Apesar da queda registrada, os embarques paulistas garantiram mais uma vez o status de maior exportador brasileiro a São Paulo, com 18,1% de participação, seguido por Mato Grosso (15%), Minas Gerais (11,6%) e Paraná (11,5%).

“Os embarques registrados no início do ano deram uma enfraquecida diante da instabilidade do câmbio, mas o agro paulista manteve sua representatividade nos resultados nacionais. O setor de sucos e o complexo sucroalcooleiro respondem por mais de 50% do total exportado pelo Brasil. Esses números representam a força das agroindústrias paulistas na economia do estado e do país”, ressalta Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Segundo os dados do IEA-Apta, a participação do setor de sucos nos embarques totais foi de 88%, seguido pelos produtos alimentícios diversos (69,8%), produtos de origem vegetal (65,8%) e complexo sucroalcooleiro (55,2%).

Exportações do agronegócio paulista

Os cinco principais grupos de produtos exportados pelo agronegócio paulista no primeiro bimestre de 2025 foram:

  • Complexo sucroalcooleiro: 27% de participação no agro paulista, US$1,09 bilhão, sendo que o açúcar representou 91,6% e o etanol, 8,4%
  • Grupo de sucos: 14,2% na fração, somando US$573,74 milhões, dos quais 98,6% correspondem ao suco de laranja
  • Setor de carnes: 14,1% de porção, na ordem US$567,76 milhões, com a carne bovina respondendo por 82,1%

Produtos florestais: 12,3% de participação, US$494,75 milhões, com celulose representando 54,7% e papel 36,2%

Grupo de café: 7,4% na cota, registrando US$297,21 milhões, sendo 70,4% referentes ao café verde e 26,5% ao café solúvel.

Esses cinco grupos representaram, em conjunto, 75% das exportações do agronegócio paulista. O complexo soja aparece na sétima posição, com vendas de US$175,91 milhões, sendo 24,1% referentes ao farelo de soja e 68,5% à soja em grão. A expectativa é de um aumento nas vendas desse grupo nos próximos meses, conforme avance a colheita no estado de São Paulo.



Source link

Assine nossa Newsletter

Sinta-se no campo com as notícias mais atualizadas sobre o universo do agronegócio.

Sem spam, você pode cancelar a qualquer momento.


Notícias Relacionadas

CNA/Senar debate implementação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo

O Sistema CNA/Senar participou, nesta sexta-feira (26), em Brasília, de uma mesa-redonda sobre ações estratégicas e integradas para a implementação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo. O debate ocorreu durante o 2º Simpósio Nacional sobre Gestão do Fogo (Sinafogo), promovido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Representaram o Sistema o consultor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Justus, e o assessor técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Matheus Tavares. No encontro, eles discutiram desafios e oportunidades para a implementação da política e para o fortalecimento da prevenção aos incêndios no

Consumo interno de peixes de cultivo cresce no primeiro semestre, diz Peixe BR

A piscicultura brasileira fechou o primeiro semestre de 2026 com aumento no consumo interno de peixes de cultivo, impulsionado pela demanda da Quaresma. A avaliação é da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), que também observa um cenário mais cauteloso no comércio exterior e acompanha discussões regulatórias envolvendo espécies relevantes para a atividade. Segundo a Peixe BR, a tilápia permaneceu como o peixe de cultivo mais consumido no País no período e respondeu por cerca de 70% da produção aquícola nacional. Entre os peixes nativos, o tambaqui manteve posição de destaque na preferência do consumidor. Para o presidente executivo da entidade, Francisco Medeiros, o desempenho

Atualização de rebanhos no Paraná entra na reta final com 77,2% dos cadastros regularizados

A Campanha de Atualização de Rebanhos no Paraná entra nos últimos quatro dias com 77,2% das explorações cadastradas na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) já regularizadas. O prazo para atualizar as informações termina nesta terça-feira (30). A exigência vale para produtores, proprietários de chácaras com animais e famílias da zona rural com criação de animais de produção, destinados ao comércio ou à subsistência. A atualização deve ser feita pelos responsáveis por rebanhos em mais de 182 mil propriedades rurais com cadastro ativo na Adapar. Quem não regularizar a situação estará sujeito a autuações e multas. Além das penalidades, o cadastro desatualizado impede a

Seminário na Câmara vai discutir crimes ambientais, agronegócio e fundos de investimento

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados realiza na próxima terça-feira (30), às 10 horas, um seminário para discutir a relação entre crimes ambientais, agronegócio e fundos de investimento. O encontro será interativo e ocorrerá no plenário 2. A discussão foi proposta pelo deputado Nilto Tatto (PT-SP). Segundo a Câmara dos Deputados, o seminário vai tratar da relação entre operações do sistema financeiro, meio ambiente, direitos humanos e territórios de povos e comunidades tradicionais. Ao justificar o debate, Nilto Tatto afirmou que, nos últimos anos, ativistas e movimentos sociais passaram a discutir os impactos socioambientais dessas operações. Entre as cadeias

Uso do Fundo Social para dívidas do agro pode pressionar oferta de crédito, diz Moretti

O ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti, afirmou nesta sexta-feira (26), em Brasília, que o uso de recursos do Fundo Social do Pré-Sal para renegociação de dívidas do setor agropecuário pode pressionar os bancos envolvidos nas operações e criar riscos para a oferta de crédito. A medida está prevista no Projeto de Lei 5.122/2023, aprovado pelo Senado e em análise na Câmara dos Deputados. Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Moretti disse que as condições previstas para a renegociação pressionam os balanços das instituições financeiras e elevam o risco no processo de concessão de crédito. Segundo o

Proteção ao produtor rural será debatida em audiência na Câmara

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados realiza na terça-feira (30), às 14 horas, audiência pública para discutir o Projeto de Lei 4588/21, que cria a Política Nacional de Proteção ao Produtor Rural. A reunião será no plenário 4 e foi solicitada pelo deputado Henderson Pinto (União-PA). O projeto em debate propõe a criação de uma política nacional com foco na proteção dos interesses econômicos e jurídicos dos produtores rurais brasileiros. Segundo Henderson Pinto, a iniciativa busca prevenir práticas abusivas e situações que possam prejudicar o exercício da atividade agropecuária. Ao justificar o pedido de audiência, o parlamentar afirmou que os produtores

Plano Safra 2026/27 deve ser anunciado no dia 30 de junho; veja o que está em jogo

Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini O anúncio do Plano Safra 2026/27 já tem data para ocorrer: 30 de junho. A informação foi apurada pela equipe do Canal Rural em Brasília, com fontes que confirmaram a terça-feira da semana que vem, apesar de não haver convite oficial até o momento. A previsão é que tanto o plano da Agricultura Familiar quanto o da Agricultura Empresarial sejam apresentados no mesmo dia. A definição do possível cronograma ocorre no momento em que as equipes técnicas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) finalizam os ajustes orçamentários junto ao Ministério

CMN reajusta preços de garantia do PGPAF no âmbito do Pronaf

O Conselho Monetário Nacional (CMN) reajustou os preços de garantia usados no Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), dentro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). As mudanças constam da resolução 5.312/2026, aprovada em reunião ordinária do colegiado na quinta-feira (25), em Brasília. Os novos valores serão aplicados às operações de custeio e investimento com vencimento entre 10 de julho deste ano e 9 de julho de 2027. O PGPAF é voltado aos agricultores familiares e assegura a remuneração dos custos variáveis de produção dos produtores que contratam financiamentos de custeio e investimento no âmbito do Pronaf. Segundo o

CMN atualiza alíquotas do Proagro e muda regras de controle

O Conselho Monetário Nacional (CMN) atualizou as alíquotas e adicionais do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), que variam conforme região e cultura, e aprovou novas regras de controle para o programa. As mudanças constam na resolução 5.315/2026, aprovada em reunião ordinária na quinta-feira (25), e passam a valer a partir de 1º de julho do próximo ano-safra. Segundo o Banco Central, as medidas contribuem para a sustentabilidade do programa e para a proteção adequada dos produtores rurais brasileiros. A autoridade monetária também afirmou que a atualização reflete a melhora do perfil de risco do Proagro e permitirá a redução do custo médio pago

Secretaria da Agricultura do RS completa 91 anos com programas voltados ao agro

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) completa 91 anos nesta sexta-feira (26). Criada pelo decreto 5.970, de 1935, a pasta reúne programas e estruturas voltados à pesquisa, assistência técnica, defesa sanitária, inovação tecnológica e infraestrutura rural no Rio Grande do Sul. Ao longo de sua trajetória, a secretaria passou por mudanças de nome e atribuições, acompanhando a evolução do agronegócio gaúcho. Atualmente, a Seapi atua por meio dos departamentos de Vigilância e Defesa Sanitária Animal, Defesa Vegetal, Infraestrutura e Usos Múltiplos da Água, Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária e Governança dos Sistemas Produtivos, além das áreas administrativa e financeira e das subsecretarias