USD: R$ -- EUR: R$ -- BTC: R$ -- USD: R$ -- EUR: R$ -- BTC: R$ --
Navegando:
O agro depois das urnas

O agro depois das urnas


As eleições de 2026 redesenharam o cenário político brasileiro, mas, para o agronegócio, a leitura dos resultados não deve se limitar à disputa pela Presidência da República. Tão importante quanto saber quem estará no Palácio do Planalto a partir de janeiro é entender com qual Congresso, quais governadores e qual correlação de forças o próximo presidente terá de governar.

O Congresso que assume no próximo ano terá uma presença maior da direita, especialmente no Senado. O PL terá a maior bancada da Casa, com 28 dos 81 senadores e 121 deputados na Câmara. É uma mudança relevante na composição política e que terá efeitos tanto sobre a agenda legislativa quanto sobre a governabilidade do próximo presidente.

Historicamente, parte relevante dos partidos de direita e centro-direita apresenta maior convergência com pautas defendidas pelo setor produtivo. Isso não significa que exista uma bancada uniforme ou que toda proposta de interesse do agro será automaticamente aprovada. O Congresso brasileiro continuará fragmentado e a própria representação do agro reúne parlamentares de diferentes partidos, regiões e posições políticas. Temas ambientais, tributários, fundiários e fiscais, por exemplo, continuarão exigindo negociação e construção de maioria.

Essa configuração também terá consequências sobre a governabilidade do próximo presidente. Caso Flávio Bolsonaro vença o segundo turno, deverá encontrar um Congresso com maior convergência política e com parte relevante da representação organizada do agronegócio. A Frente Parlamentar da Agropecuária, inclusive, declarou formalmente apoio à sua candidatura ainda antes do primeiro turno.

Caso Lula seja reeleito, o cenário será diferente. Um novo governo terá de construir maioria e negociar sua agenda com um Legislativo mais à direita. Isso não significa impossibilidade de governar, especialmente considerando a dinâmica de coalizões característica do sistema político brasileiro, mas aumenta a importância da articulação com o Congresso e, consequentemente, o poder de negociação das bancadas organizadas.

Ao mesmo tempo, as eleições trouxeram uma renovação dos interlocutores do setor. Alguns parlamentares historicamente associados às pautas agropecuárias não estarão na próxima legislatura, seja porque não conseguiram renovar seus mandatos, decidiram disputar outros cargos ou optaram por não concorrer novamente. Por outro lado, novas lideranças chegam ao Congresso e alguns nomes conhecidos migraram da Câmara para o Senado. Até aqui, portanto, parece mais adequado falar em uma reorganização da representação do setor do que necessariamente em perda de força política.

O resultado nos estados reforça essa leitura. Alguns dos principais polos agrícolas do país, entre eles Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, elegeram governadores e senadores majoritariamente de direita, centro-direita ou com histórico de interlocução com o agronegócio.

Essa dimensão estadual é particularmente importante porque parte relevante da competitividade do agro também depende de decisões tomadas fora de Brasília. Infraestrutura, tributação, licenciamento, atração de investimentos e políticas de desenvolvimento regional passam pelos governos estaduais e terão impacto direto sobre o ambiente de negócios do setor nos próximos anos.

Se, do ponto de vista político, o resultado das urnas pode facilitar o avanço de algumas agendas, o cenário econômico que espera o próximo governo é mais complexo. O endividamento rural está entre as questões mais urgentes. Depois de safras difíceis em algumas regiões, eventos climáticos, custos elevados e margens pressionadas, parte dos produtores chega ao próximo ciclo demandando soluções para reorganização das dívidas e manutenção do acesso ao crédito. Essa discussão acontece justamente em um contexto de juros elevados e restrição fiscal, o que reduz a capacidade do governo de responder às demandas do setor exclusivamente por meio de recursos públicos.

Por isso, além dos instrumentos tradicionais de política agrícola, será necessário avançar em mecanismos capazes de ampliar a participação do capital privado no financiamento do agro. Melhorar as condições para atração de investimentos e desenvolver instrumentos de crédito será parte importante dessa agenda.

Há também desafios estruturais conhecidos. A produção brasileira cresceu de forma expressiva nas últimas décadas, mas a infraestrutura e a capacidade de armazenamento não avançaram na mesma velocidade. Investimentos em rodovias, ferrovias, hidrovias e portos, assim como a expansão da armazenagem, continuam fundamentais para reduzir custos e melhorar o escoamento da produção.

O preço e a disponibilidade dos insumos completam esse cenário. A dependência brasileira de fertilizantes importados ganhou uma dimensão ainda mais estratégica diante das tensões geopolíticas e da instabilidade das cadeias internacionais. Nesse contexto, a implementação do Profert será acompanhada de perto pelo setor, especialmente por seu potencial de estimular investimentos na produção nacional de fertilizantes e matérias-primas e reduzir parte dessa vulnerabilidade externa.

Também existe expectativa em relação à regulamentação dos bioinsumos. O Brasil tem condições de ampliar sua posição nesse mercado, mas o avanço dependerá de regras que ofereçam segurança jurídica e, ao mesmo tempo, preservem espaço para inovação e desenvolvimento tecnológico.

A essas questões soma-se um elemento sobre o qual governos e produtores têm controle limitado: o clima. Os possíveis impactos do El Niño voltam a colocar instrumentos como seguro rural e gestão de risco entre as prioridades das próximas safras, aumentando também a discussão sobre previsibilidade dos recursos destinados à política agrícola.

É nesse contexto que o novo Congresso deverá atuar. O agronegócio chega a 2027 com representação parlamentar relevante e uma correlação de forças que pode facilitar parte de sua agenda, mas também diante de problemas que exigirão coordenação entre Legislativo, Executivo, governos estaduais e iniciativa privada.

*Rebeca Lucena é diretora de Relações Governamentais da BMJ Consultores Associados e cofundadora da rede Women Inside Trade (WIT)


O Canal Rural não se responsabiliza pelas opiniões e conceitos emitidos nos textos desta sessão, sendo os conteúdos de inteira responsabilidade de seus autores. A empresa se reserva o direito de fazer ajustes no texto para adequação às normas de publicação.



Source link

Assine nossa Newsletter

Sinta-se no campo com as notícias mais atualizadas sobre o universo do agronegócio.

Sem spam, você pode cancelar a qualquer momento.


Notícias Relacionadas

Parque da Pecuária passa por procedimentos de biosseguridade

A equipe técnica da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) de Maceió, da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), acompanhou, nesta sexta-feira (16), o processo de higienização e desinfecção das edificações, instalações, materiais e equipamentos realizado pela Associação dos Criadores de Alagoas no Parque José da Silva Nogueira (Parque da Pecuária), em Maceió. O espaço se prepara para receber mais uma edição da Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro), que ocorrerá no período de 23 de outubro a 1º de novembro. O evento contará com a participação de bovinos (corte e leite), ovinos e equinos de várias

Arroba do boi gordo chega a R$ 380 e bate recorde histórico de mais de 30 anos, aponta Cepea

O preço do boi gordo atingiu um novo recorde nominal histórico nesta quinta-feira (15), com o Indicador Cepea/Esalq, referência para o estado de São Paulo, chegando a R$ 380 por arroba. É o maior valor registrado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, desde o início da série histórica, em 1994. A valorização da arroba vem sendo observada desde o início de setembro e já acumula alta de 10,4% no período. Segundo pesquisadores do Cepea, o principal fator por trás desse movimento é a oferta limitada de animais prontos para abate, que permanece abaixo da demanda dos frigoríficos. Quando considerada a

Congresso promulga fim da 6×1; novas regras começam a valer em 60 dias

O Congresso Nacional promulgou, nesta sexta-feira (16), a Emenda Constitucional nº 141 de 2026, que põe fim à escala de seis dias de trabalho e apenas um de descanso (6×1) no Brasil e prevê a escala 5×2, com duas folgas por semana, para todos os trabalhadores do Brasil dentro de dois meses. A emenda ainda prevê uma redução gradual da jornada de trabalho das atuais 44 horas para 40 horas semanais, sem redução salarial, dentro de um período de transição de 14 meses. Nascida a partir de pressão das ruas e atendendo a uma demanda história dos trabalhadores e sindicatos, a proposta teve a tramitação

Arroba do boi já tem operações pontuais a R$ 395; veja as cotações do dia

O mercado físico do boi gordo permaneceu firme nesta quinta-feira (15), em um dia marcado por maior fluidez nas negociações e pelo registro de uma nova máxima em São Paulo, com operações pontuais a R$ 395 por arroba. Segundo o analista da consultoria Safras & Mercado Fernando Henrique Iglesias, a oferta restrita de animais e as escalas de abate pouco confortáveis, concentradas entre cinco e seis dias úteis na maior parte das regiões pesquisadas, mantêm os compradores ativos. “A urgência para recompor as programações continua mais evidente entre os frigoríficos de pequeno e médio porte, que encontram maior dificuldade para adquirir boiadas. As grandes indústrias

STF declara cobrança do Funrural anterior a 2018 inconstitucional

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (15), pela inconstitucionalidade da cobrança da contribuição previdenciária de empregadores rurais pessoas físicas sobre a receita bruta da comercialização da produção. A decisão é válida para o período anterior a 1º de janeiro de 2018. Já para as operações realizadas a partir dessa data, a exigência foi considerada válida. A decisão envolve o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) e encerra uma etapa de uma disputa judicial que se arrasta há anos. A ação foi apresentada pela Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), que questionava a cobrança da contribuição sobre a receita bruta dos produtores rurais pessoas

Federação da Agricultura do Paraná articula ação no STF contra o fim da escala 6×1

O Sistema Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) está em diálogo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para propor uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra as mudanças previstas na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 221/2019, que acaba com a escala de trabalho 6×1 e reduz a jornada semanal de 44 para 40 horas. A entidade questiona um dispositivo da proposta que exclui do limite de jornada e do controle de ponto trabalhadores com diploma de nível superior e remuneração superior a 2,5 vezes o teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo a FAEP, a diferenciação

Boi gordo sobe mais que a carne bovina e pressiona margens dos frigoríficos em SP

Os preços do boi gordo têm avançado em ritmo mais intenso que os da carne bovina no atacado da Grande São Paulo, reduzindo a diferença entre as cotações dos dois produtos neste início de outubro. O movimento pode aumentar a pressão sobre as margens dos frigoríficos, segundo análise divulgada nesta quinta-feira (15) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). De acordo com os pesquisadores, a oferta limitada de animais prontos para abate e as dificuldades dos frigoríficos para completar suas escalas têm sustentado a valorização da arroba no mercado paulista. Por outro lado, os preços da carne bovina no atacado não acompanham as

Fim da escala 6×1: Fiesp critica mudança e classifica proposta como ‘PEC Boca de Urna’

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) criticou a aprovação do fim da escala de trabalho 6×1 pelo Senado, nesta quarta-feira (14). Em nota assinada pelo presidente da entidade, Paulo Skaf, a federação classificou a proposta como eleitoreira, utilizando a expressão “PEC Boca de Urna”, e alertou para possíveis impactos econômicos da mudança. Segundo a Fiesp, a redução da jornada de trabalho deveria ter sido discutida de forma mais aprofundada e fora do calendário eleitoral. “Nossa posição sempre foi a de que um tema dessa magnitude exigia debate profundo e fora do calendário eleitoral, sem o risco de se tornar uma ‘PEC

o Congresso aprovou, mas quem sustenta a mudança?

Há uma razão simples para a força política da mudança da escala seis para um: quem trabalha seis dias e descansa apenas um sabe quanto custa ficar longe da família e deixar a própria vida para depois. Essa realidade precisa ser reconhecida por quem discute o assunto no Congresso, nas empresas ou na campanha eleitoral. O Senado aprovou a proposta de mudança por 75 votos a favor e um contrário, nos dois turnos. O texto, já aprovado pela Câmara, segue para promulgação e prevê duas folgas semanais, sem redução salarial. A jornada máxima cai de 44 para 42 horas após 60 dias da promulgação e

Senado aprova fim da escala 6×1; veja o que muda e quando as novas regras entram em vigor

O Senado aprovou nesta quarta-feira (14), em dois turnos, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala de trabalho 6×1, na qual o empregado trabalha seis dias e descansa um. O texto recebeu 75 votos favoráveis e apenas um contrário em cada votação e segue para promulgação. A PEC 221/2019 estabelece dois dias de descanso semanal remunerado, sendo um deles preferencialmente aos domingos, sem redução dos salários. A proposta também reduz a jornada máxima de trabalho de 44 para 40 horas semanais, com limite de oito horas diárias. O texto permite a compensação de horários e a redução da jornada por