USD: R$ -- EUR: R$ -- BTC: R$ -- USD: R$ -- EUR: R$ -- BTC: R$ --
Navegando:
Projeto da maior obra logística do Brasil recebe R$ 400 milhões do Governo

Projeto da maior obra logística do Brasil recebe R$ 400 milhões do Governo


A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) autorizou a liberação da primeira parcela de R$ 400 milhões do aditivo de R$ 3,6 bilhões para as obras da ferrovia Transnordestina, que ligará os estados do Ceará e do Piauí.

Considerada o maior projeto nacional de infraestrutura logística, a ferrovia é estratégica para o transporte de alimentos e insumos, atendendo tanto o mercado interno quanto a exportação. Segundo o Ministério dos Transportes, o empreendimento é uma prioridade do Governo Federal.

“As obras da Transnordestina retomaram o ritmo em 2023, com a volta de investimentos federais. O empenho do governo é para que a entrega da Fase 1 da ferrovia ocorra até 2027 e até 2029 a Fase 2”, informou a pasta.

A Transnordestina, quando concluída, cruzará os estados do Piauí, Ceará e Pernambuco. O repasse de recursos será realizado por meio de crédito do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).

Retomada no ramal pernambucano

O Ministério dos Transportes também destacou que, em 2021, por inviabilidade financeira, o governo da época excluiu o ramal pernambucano da Transnordestina do contrato de concessão. No estado, as obras haviam avançado até Custódia, no Sertão.

Agora, o governo federal planeja retomar o trecho entre as cidades de Salgueiro e o Porto de Suape como uma obra pública, integrando o projeto ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), com prioridade na destinação de recursos.

A Infra S.A. é a responsável pela elaboração do projeto executivo. Segundo o Ministério dos Transportes, a previsão é de que o planejamento seja concluído até o segundo semestre de 2025. “O Governo Federal destinou inicialmente R$ 450 milhões ao segmento, com possibilidade de ajustes após a finalização do projeto”, informou a nota oficial.



Source link

Assine nossa Newsletter

Sinta-se no campo com as notícias mais atualizadas sobre o universo do agronegócio.

Sem spam, você pode cancelar a qualquer momento.


Notícias Relacionadas

Regularização de ocupações em APAs avança em comissão da Câmara

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2548/25, que garante o direito de propriedade para moradores que já ocupavam áreas posteriormente transformadas em áreas de proteção ambiental (APAs). A proposta vale para ocupações de boa-fé anteriores à mudança no regime jurídico da área e segue em análise na Câmara. De autoria da deputada Julia Zanatta (PL-SC), o texto altera a Lei 13.465/17, que trata da regularização fundiária. Pela proposta, a posse da terra poderá ser assegurada a quem já ocupava o local antes da criação da APA, desde que as atividades desenvolvidas sejam compatíveis

Classificação obrigatória de plásticos avança em comissão da Câmara

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou nesta sexta-feira (26) uma proposta que estabelece a classificação obrigatória de plásticos em produtos fabricados, importados ou comercializados no Brasil. O texto também cria a Política Nacional de Transparência sobre Materiais Plásticos e prevê a divulgação de riscos associados à saúde e ao meio ambiente. A medida foi aprovada na forma de um substitutivo do relator, deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), a três projetos de lei: PL 1071/25, de Luiz Couto (PT-PB); PL 1242/25, de Jonas Donizette (PSB-SP); e PL 5321/25, de Rodrigo Gambale (Pode-SP). Segundo Lindenmeyer, o texto adota como parâmetro a regulamentação

AgroPorto firma carta com 10 diretrizes para logística e competitividade

O Movimento AgroPorto assinou nesta sexta-feira (26), em Curitiba, a Carta de Compromissos que estabelece dez diretrizes estratégicas para o fortalecimento da logística brasileira e para a construção de políticas públicas de longo prazo na infraestrutura. O ato ocorreu na sede da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e reuniu parlamentares ligados à agenda do agro e dos portos. A carta foi assinada pelo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), pelo deputado federal Tião Medeiros (PP-PR), coordenador do Movimento AgroPorto pelas frentes parlamentares, e pela deputada federal Daniela Reinehr (PL-SC). O AgroPorto reúne a Frente Parlamentar de

Plenária em Mato Grosso debate acesso ao PAA e compras públicas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentou os principais aspectos e resultados do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) durante a Plenária Estadual do Projeto PAA do Programa Nacional de Formação em Compras Públicas para Agricultura Familiar, Indígena e Quilombola, em Mato Grosso. O encontro debateu o acesso às políticas de compras institucionais e os desafios para ampliar a participação da agricultura familiar no programa. A ação integra as atividades previstas no Termo de Execução Descentralizada (TED) celebrado entre a Conab e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Segundo a Conab, as plenárias estaduais e territoriais têm como objetivo sistematizar demandas e propostas de agricultores

CNA/Senar debate implementação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo

O Sistema CNA/Senar participou, nesta sexta-feira (26), em Brasília, de uma mesa-redonda sobre ações estratégicas e integradas para a implementação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo. O debate ocorreu durante o 2º Simpósio Nacional sobre Gestão do Fogo (Sinafogo), promovido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Representaram o Sistema o consultor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Justus, e o assessor técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Matheus Tavares. No encontro, eles discutiram desafios e oportunidades para a implementação da política e para o fortalecimento da prevenção aos incêndios no

Consumo interno de peixes de cultivo cresce no primeiro semestre, diz Peixe BR

A piscicultura brasileira fechou o primeiro semestre de 2026 com aumento no consumo interno de peixes de cultivo, impulsionado pela demanda da Quaresma. A avaliação é da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), que também observa um cenário mais cauteloso no comércio exterior e acompanha discussões regulatórias envolvendo espécies relevantes para a atividade. Segundo a Peixe BR, a tilápia permaneceu como o peixe de cultivo mais consumido no País no período e respondeu por cerca de 70% da produção aquícola nacional. Entre os peixes nativos, o tambaqui manteve posição de destaque na preferência do consumidor. Para o presidente executivo da entidade, Francisco Medeiros, o desempenho

Atualização de rebanhos no Paraná entra na reta final com 77,2% dos cadastros regularizados

A Campanha de Atualização de Rebanhos no Paraná entra nos últimos quatro dias com 77,2% das explorações cadastradas na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) já regularizadas. O prazo para atualizar as informações termina nesta terça-feira (30). A exigência vale para produtores, proprietários de chácaras com animais e famílias da zona rural com criação de animais de produção, destinados ao comércio ou à subsistência. A atualização deve ser feita pelos responsáveis por rebanhos em mais de 182 mil propriedades rurais com cadastro ativo na Adapar. Quem não regularizar a situação estará sujeito a autuações e multas. Além das penalidades, o cadastro desatualizado impede a

Seminário na Câmara vai discutir crimes ambientais, agronegócio e fundos de investimento

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados realiza na próxima terça-feira (30), às 10 horas, um seminário para discutir a relação entre crimes ambientais, agronegócio e fundos de investimento. O encontro será interativo e ocorrerá no plenário 2. A discussão foi proposta pelo deputado Nilto Tatto (PT-SP). Segundo a Câmara dos Deputados, o seminário vai tratar da relação entre operações do sistema financeiro, meio ambiente, direitos humanos e territórios de povos e comunidades tradicionais. Ao justificar o debate, Nilto Tatto afirmou que, nos últimos anos, ativistas e movimentos sociais passaram a discutir os impactos socioambientais dessas operações. Entre as cadeias

Uso do Fundo Social para dívidas do agro pode pressionar oferta de crédito, diz Moretti

O ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti, afirmou nesta sexta-feira (26), em Brasília, que o uso de recursos do Fundo Social do Pré-Sal para renegociação de dívidas do setor agropecuário pode pressionar os bancos envolvidos nas operações e criar riscos para a oferta de crédito. A medida está prevista no Projeto de Lei 5.122/2023, aprovado pelo Senado e em análise na Câmara dos Deputados. Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Moretti disse que as condições previstas para a renegociação pressionam os balanços das instituições financeiras e elevam o risco no processo de concessão de crédito. Segundo o

Proteção ao produtor rural será debatida em audiência na Câmara

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados realiza na terça-feira (30), às 14 horas, audiência pública para discutir o Projeto de Lei 4588/21, que cria a Política Nacional de Proteção ao Produtor Rural. A reunião será no plenário 4 e foi solicitada pelo deputado Henderson Pinto (União-PA). O projeto em debate propõe a criação de uma política nacional com foco na proteção dos interesses econômicos e jurídicos dos produtores rurais brasileiros. Segundo Henderson Pinto, a iniciativa busca prevenir práticas abusivas e situações que possam prejudicar o exercício da atividade agropecuária. Ao justificar o pedido de audiência, o parlamentar afirmou que os produtores