USD: R$ -- EUR: R$ -- BTC: R$ -- USD: R$ -- EUR: R$ -- BTC: R$ --
Navegando:
Rota Caminho dos Ipês é impulsionada com apoio do Sebrae

Rota Caminho dos Ipês é impulsionada com apoio do Sebrae


Marcada pela presença do ipê, árvore símbolo de Mato Grosso do Sul, a Rota Caminho dos Ipês abrange dez municípios no centro do estado: Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, Sidrolândia e Terenos. 

Com a proximidade da Capital como diferencial, a região atrai visitantes interessados em passeios de “bate e volta”, além de experiências que incluem turismo rural e contemplação da natureza.

Empresários locais dos atrativos turísticos presentes nesses municípios identificaram objetivos comuns e decidiram unir forças para superar desafios, como a baixa visibilidade do turismo na região. 

Essa união foi impulsionada pelo Sebrae/MS em 2022, quando os empreendedores estiveram em uma caravana organizada pela instituição para participar do seminário Inspira Ecoturismo, em Bonito (MS). 

A partir de então, eles criaram um grupo no aplicativo WhatsApp para a troca de informações e estreitamento do relacionamento, que continua ativo com encontros presenciais possibilitando que as ideias compartilhadas se tornem práticas assertivas.

  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp.

Para apoiar os empresários, o Sebrae, por meio do programa Transforma Turismo, promove treinamentos, mentorias e consultorias para melhorar a gestão dos negócios. 

“Quando valorizamos o turismo, desenvolvemos toda a cadeia ao redor, desde restaurantes, lanchonetes, padarias e até atrativos turísticos. Focamos em um grupo já fortalecido por um trabalho anterior do Sebrae, então apostamos que os resultados serão positivos”, afirma o analista-técnico do Sebrae/MS, Humberto Dionísio.

Foto: Arquivo Estância Alegria

Protagonistas da Rota

Além das capacitações, em 2024, os empreendedores promoveram a primeira edição do Festival de Inverno de Turismo Rural. Com o objetivo de aumentar o fluxo de visitantes diante da baixa temporada devido às temperaturas mais amenas no período, com um impacto positivo para os estabelecimentos participantes. A iniciativa terá uma nova edição neste ano.

A empresária Élda Ávila, da propriedade de turismo rural Estância Alegria, localizada em Campo Grande, integrou a programação do Festival, além de ter participado de todas as capacitações oferecidas pelo Sebrae/MS.

 “A assessoria prestada pelo Sebrae em todas as etapas da construção do nosso negócio, assim como esclarecimentos e apoio realizado através das consultorias são essenciais para que nos sintamos seguros e fortalecidos para empreender na Rota”, opina.

Foto: Arquivo Fazenda São Clemente

Com o oferecimento de trilhas e passeios nas cachoeiras, a fazenda São Clemente, em Sidrolândia, também compôs o Festival de Inverno e a empreendedora Queila Arruda quer repetir a dose este ano.

 “O Sebrae foi a melhor coisa que surgiu para o nosso empreendimento dando vários suportes, cursos e aperfeiçoamentos. Na Rota Caminhos dos Ipês, somos um grupo de oito empreendedores que uma vez por mês, em cada empreendimento, nos encontramos para trocar ideias”, afirma a empresária.

O apoio do Sebrae/MS junto aos empreendedores prossegue neste ano com oficinas, consultorias gerais e personalizadas; além da realização de rodadas de negócios e missões empresariais. 

Mais informações sobre as ações do Sebrae estão disponíveis na Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800 ou no site: ms.sebrae.com.br.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias



Source link

Assine nossa Newsletter

Sinta-se no campo com as notícias mais atualizadas sobre o universo do agronegócio.

Sem spam, você pode cancelar a qualquer momento.


Notícias Relacionadas

MDA e Anater anunciam R$ 1,3 bilhão para comunidades rurais da Bacia do Rio Doce

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) anunciaram, na última segunda-feira (22), em Mariana (MG), o repasse de R$ 1,3 bilhão para a retomada econômica de comunidades rurais em 49 municípios da Bacia do Rio Doce, em Minas Gerais e no Espírito Santo. Os recursos integram as ações de reparação dos danos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em 2015, dentro do Novo Acordo do Rio Doce. O anúncio foi feito pela ministra do MDA, Fernanda Machiaveli, pela presidenta da Anater, Loroana Santana, e pela gerente extraordinária de Reparação do Rio

Acordo destina 72,5 mil hectares a 5,7 mil famílias na Paraíba e no Maranhão

O Governo do Brasil firmou um acordo com o Grupo João Santos para pagamento de dívidas tributárias com terras destinadas à reforma agrária. A medida prevê a criação de 33 assentamentos, sendo dois na Paraíba e 31 no Maranhão, com atendimento a 5.792 famílias em uma área total de 72.505,69 hectares. O acordo envolve o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Advocacia-Geral da União e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. As áreas serão incorporadas ao Programa Nacional de Reforma Agrária por meio da adjudicação de 28 imóveis rurais apresentados pelo grupo econômico como

Boulos critica Senado por não pautar PEC da escala 6×1 e questiona projeto do agro

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, afirmou nesta quinta-feira (25) que é “inexplicável” o fato de o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), ainda não ter levado ao plenário a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue a escala de trabalho 6×1, já aprovada pela Câmara dos Deputados. Em entrevista à CNN Brasil, ele também criticou a condução de pautas no Senado e citou o projeto de renegociação de dívidas do agronegócio. Boulos disse que Alcolumbre não pode transformar uma disputa política ou partidária em instrumento para travar uma pauta que, segundo ele, tem apoio de 80% da população brasileira. Na

CNA reforça pautas do agro no Congresso antes do recesso parlamentar

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) reuniu, nesta quinta-feira (25), o Núcleo de Relações Institucionais para reforçar a agenda prioritária do agro no Congresso Nacional. O encontro ocorreu em Brasília e teve como foco acelerar a tramitação de propostas consideradas estratégicas nas próximas semanas, antes do recesso parlamentar e do período eleitoral. Durante a reunião, a chefe da Assessoria de Relações Institucionais (ARI), Mírian Vaz, afirmou que as duas próximas semanas serão decisivas para a aprovação de algumas matérias. Segundo ela, o trabalho da entidade está concentrado na busca de acordos para garantir o avanço de pautas com impacto sobre o setor.

Plano de proteção ao tatu-bola deve ser lançado neste ano

Mascote da Copa do Mundo de 2014, o tatu-bola (Tolypeutes tricinctus) permanece na lista de espécies ameaçadas de extinção no Brasil e deve receber um novo plano de proteção ainda neste ano. Típico da caatinga, o animal enfrenta perda de habitat, caça, atropelamentos e pressões associadas à invasão do território em áreas do Nordeste. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o tatu-bola segue desde 2014 classificado como “em perigo” na lista oficial de fauna ameaçada, atualizada neste mês. A espécie ocorre em estados como Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí. Entre as ameaças citadas por especialistas estão a instalação de placas

MDA aprova plano de logística sustentável para o período de 2026 a 2028

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) aprovou o Plano Diretor de Logística Sustentável (PDLS) para o período de 2026 a 2028. A medida foi divulgada nesta quinta-feira (25) e reúne ações para tornar a gestão do ministério mais eficiente, econômica e alinhada à sustentabilidade. Entre os focos estão o uso racional de recursos, a gestão de resíduos e novos critérios para contratações públicas. O plano foi elaborado com base em um diagnóstico das unidades do MDA em Brasília e estabelece metas para reduzir o consumo de energia elétrica e água nos espaços ocupados pelo ministério. O documento também prevê avanços na gestão

Mato Grosso do Sul recebe 1.390 títulos e novos investimentos para assentamentos

O governo federal realiza nesta quinta-feira (25), no Assentamento Itamarati, em Ponta Porã (MS), a entrega de 1.390 títulos de domínio para famílias assentadas no Mato Grosso do Sul. O ato também inclui a assinatura da escritura da Fazenda Che Cay, anúncios de investimentos em cooperativas, contratos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e novas operações de crédito instalação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A principal entrega envolve famílias do Assentamento Itamarati e também alcança assentamentos em Ponta Porã, Bataguassu, Bela Vista, Corumbá, Amambai, Aquidauana, Sidrolândia, Itaquiraí, Rio Brilhante, Corguinho e Nova Alvorada do Sul. O Assentamento Itamarati tem 50.081

Produtores do RS têm até 30 de junho para informar ocorrência de javalis

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) abriu prazo até 30 de junho para que produtores rurais do Rio Grande do Sul informem a ocorrência de javalis e os impactos nas propriedades. O questionário on-line reúne dados para apoiar o Serviço Veterinário Oficial no planejamento de ações de vigilância, prevenção e controle desses animais. Segundo a Seapi, o levantamento tem como foco identificar as áreas com presença de javalis e avaliar os riscos para a agropecuária, o meio ambiente e a sanidade animal. As informações coletadas devem orientar estratégias de monitoramento e controle no estado. A secretaria afirmou que a participação dos

Frio e chuva podem aumentar a oferta de boi gordo e pressionar a arroba

Imagem gerada por IA para o Canal Rural A chegada do frio e das chuvas ao Centro-Sul do país pode aumentar a oferta de boi gordo nas próximas semanas, especialmente em São Paulo. Segundo análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o excesso de lama nos confinamentos reduz a eficiência produtiva e eleva os custos de manutenção, o que tende a estimular a comercialização dos animais. Na quarta-feira (24), o mercado físico registrou negociações moderadas e preços estáveis na maior parte das regiões acompanhadas pelo Cepea. A liquidez ficou abaixo do observado em outras quartas-feiras, reflexo da resistência de muitos pecuaristas em

ANP lança painel com dados de comercialização de combustíveis

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou nesta quinta-feira (25) o Painel Dinâmico de Transparência na Distribuição. A ferramenta reúne dados de comercialização de combustíveis informados por distribuidores autorizados, com volumes e preços de aquisição e de venda. A divulgação dessas informações havia começado em 18 de junho e, agora, passa a ser feita em ambiente com navegação por filtros. Segundo a ANP, os dados são recebidos por meio do Sistema de Transparência na Distribuição (STD) e são usados para monitorar o Regime Emergencial de Abastecimento Interno de Combustíveis, conforme o artigo 20 do Decreto nº 12.930/2026. O painel permite consulta