O Porteira Aberta Empreender, uma realização do Sebrae e do Canal Rural, marcou presença no evento organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com a Exame.
Reconhecidas pelo impacto econômico global, as micro e pequenas empresas ganharam destaque na cerimônia ‘Melhores dos Negócios Internacionais 2024’, realizada nesta segunda-feira(9), em São Paulo.
O evento reuniu o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, líderes empresariais e especialistas em comércio exterior, celebrando iniciativas que impulsionam a internacionalização e atração de investimentos.
Protagonismo das Micro e Pequenas Empresas
Casos como o da Castanha Ouro Verde Importação e Exportação LTDA, vencedora na área “Destaque Agro”, evidenciam o crescimento e a resiliência desses negócios.
“Esse prêmio é um reconhecimento de todo um trabalho feito não apenas por mim, e, sim, por toda a minha equipe”, disse Ítalo Toneto Souza Silva, dono da empresa Castanha Ouro Verde, que fica em Rondônia.
No evento, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin reforçou a relevância da desburocratização para a competitividade do Brasil:
“Cada dia, a carga parada custa 0,8% do seu valor e, ao desburocratizar o portal único, reduzimos o prazo de liberação de produtos de 9 para 5 dia, gerando mais empregos e crescimento dentro do país”, afirmou Alckmin.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil também destacou o papel do empreendedorismo para a internacionalização:
“A noite é sobre a internacionalização dos produtos brasileiros. Há 20 anos, exportávamos dezenas de bilhões. Hoje, falamos de centenas. Estamos entrando na era trilhardária do comércio exterior, o que significa mais emprego, renda e maior presença do Brasil no mundo”, disse Viana.
Confira AQUI todas as empresas vencedoras no Prêmio ApexBrasil-Exame 2024.