USD: R$ -- EUR: R$ -- BTC: R$ -- USD: R$ -- EUR: R$ -- BTC: R$ --
Navegando:
As mulheres como verdadeiras cultivadoras das sementes e da vida

As mulheres como verdadeiras cultivadoras das sementes e da vida


Na história da humanidade, foram as mulheres que deram início à agricultura, domesticando animais e observando os ciclos da natureza com a mesma paciência de quem aguarda nove meses para gerar uma criança no ventre. As mulheres são as verdadeiras mães da Terra. Há 10 mil anos, no período Neolítico, enquanto os homens saíam em busca da caça, as mulheres tornaram-se as verdadeiras cultivadoras de sementes e da vida, ajudando a alimentar civilizações inteiras.

“Da inteligência das mulheres, descobriu-se que algumas sementes nasciam e outras serviam para comer. Daí surgiu a agricultura, as colheitas, a fartura”, conta a agricultora Selene Hammer Tesch. Ela é embaixadora da campanha #MulheresRurais, Mulheres com Direitos, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/ONU). As mulheres são, portanto, descendentes diretas das primeiras agricultoras do mundo, cultivadoras das sementes e da vida.

No Brasil, esse papel se reafirma desde a chegada dos primeiros imigrantes, quando as mães guerreiras da roça cuidavam da lavoura e da família, mesmo em condições adversas. A partir da década de 1970, muitas dessas mulheres migraram com suas famílias para o Cerrado, desbravando terras e recomeçando a vida com força, coragem e fé. Essas mulheres do campo ajudaram a transformar o improvável em realidade — e seguem fazendo história.

Algumas herdaram fazendas e as transformaram em grandes empresas do agronegócio, tornando-se líderes e empreendedoras em um dos setores mais estratégicos do país. Outras seguem firmes nos minifúndios familiares, onde acumulam múltiplas funções: gestoras, agricultoras, educadoras e cuidadoras.

A mulher está no campo e em casa, na luta diária por um futuro melhor. Com os olhos voltados para o céu e para a terra, para os filhos e para a lavoura, cria intimidade com a tecnologia sem perder a intuição — esse aparato tecnológico ancestral que faz parte da sua essência mais pura. Ser mulher é estar naturalmente conectada com a terra e a produção. É o cruzamento perfeito entre força e sensibilidade. A resiliência para esperar a vida e as safras é um gene presente, que traz relevância e pluralidade. Antes anônimas, agora são reconhecidas. Sempre foram essenciais.

Neste Dia das Mães, o campo brasileiro presta homenagem às mulheres rurais que sustentam, silenciosamente, a agricultura e a família. São mães agricultoras, esposas, filhas e avós que, ao longo da história, têm sido a espinha dorsal da produção de alimentos no país. Heroínas anônimas que não surgiram agora. Sempre estiveram lá.

O Brasil precisa olhar para o campo com mais respeito, mais investimento e políticas públicas que fortaleçam o protagonismo feminino rural. Porque, sem elas, não teríamos passado. Muito menos futuro. Afinal, é do assoalho pélvico da mulher que nascem todas as gerações do mundo. Como sempre diz o professor José Luiz Tejon: “Metade do planeta é mulher. E a outra metade são os filhos da primeira”.

Canal Rural não se responsabiliza pelas opiniões e conceitos emitidos nos textos desta sessão, sendo os conteúdos de inteira responsabilidade de seus autores. A empresa se reserva o direito de fazer ajustes no texto para adequação às normas de publicação.



Source link

Assine nossa Newsletter

Sinta-se no campo com as notícias mais atualizadas sobre o universo do agronegócio.

Sem spam, você pode cancelar a qualquer momento.


Notícias Relacionadas

Mercado do boi gordo apresenta queda na arroba e no atacado

Foto gerada por IA O mercado físico do boi gordo ainda se depara com negociações abaixo da referência média, com as escalas de abate evoluindo em diversos estados brasileiros. Segundo o analista da consultoria Safras & Mercado Fernando Henrique Iglesias, a indústria frigorífica segue ajustando as estratégias em torno dos abates, avaliando o esgotamento precoce das cotas chinesas. “Diante desse cenário, o aumento da capacidade ociosa se mostra necessário diante pela perspectiva de ausência parcial e temporária das exportações com destino ao principal mercado importador brasileiro.” Iglesias ressalta que no mercado doméstico, também se evidencia enfraquecimento dos preços, com importante recuo das cotações. Média da

MDA anuncia R$ 313 milhões em ações de reforma agrária em Mato Grosso do Sul

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) realizou nesta quinta-feira (25), em Ponta Porã (MS), uma agenda de entregas e anúncios voltados à reforma agrária e à agricultura familiar. As ações somam R$ 313 milhões em investimentos e incluem a entrega de 1.390 títulos de domínio para famílias assentadas no Mato Grosso do Sul. Também foi formalizado um acordo de R$ 242 milhões com o Grupo João Santos no âmbito do Programa Terra da Gente. A entrega de títulos contempla famílias dos assentamentos Itamarati e Nova Era, em Ponta Porã, Aldeia, em Bataguassu, Ressaca, em Bela Vista, Taquaral, em Corumbá, Guanabara, em Amambai,

BovConfort, BovCria e BovSan passam a ter acesso pela web

Os aplicativos BovConfort, BovCria e BovSan passaram a contar com versão web, com acesso por sites específicos. A mudança amplia o uso das ferramentas em celulares, tablets e computadores com qualquer sistema operacional. Antes, os aplicativos móveis estavam disponíveis apenas para download em smartphones e tablets com Android. As funcionalidades dos três aplicativos foram mantidas na nova versão. Segundo a pesquisadora do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA/Seapi) Adriana Tarouco, coordenadora do projeto que desenvolveu as ferramentas, a principal mudança é a possibilidade de acesso também pelo computador, além dos dispositivos móveis. Os aplicativos são resultados do projeto “Desenvolvimento de ferramentas digitais para a

MDA e Anater anunciam R$ 1,3 bilhão para comunidades rurais da Bacia do Rio Doce

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) anunciaram, na última segunda-feira (22), em Mariana (MG), o repasse de R$ 1,3 bilhão para a retomada econômica de comunidades rurais em 49 municípios da Bacia do Rio Doce, em Minas Gerais e no Espírito Santo. Os recursos integram as ações de reparação dos danos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em 2015, dentro do Novo Acordo do Rio Doce. O anúncio foi feito pela ministra do MDA, Fernanda Machiaveli, pela presidenta da Anater, Loroana Santana, e pela gerente extraordinária de Reparação do Rio

Acordo destina 72,5 mil hectares a 5,7 mil famílias na Paraíba e no Maranhão

O Governo do Brasil firmou um acordo com o Grupo João Santos para pagamento de dívidas tributárias com terras destinadas à reforma agrária. A medida prevê a criação de 33 assentamentos, sendo dois na Paraíba e 31 no Maranhão, com atendimento a 5.792 famílias em uma área total de 72.505,69 hectares. O acordo envolve o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Advocacia-Geral da União e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. As áreas serão incorporadas ao Programa Nacional de Reforma Agrária por meio da adjudicação de 28 imóveis rurais apresentados pelo grupo econômico como

Boulos critica Senado por não pautar PEC da escala 6×1 e questiona projeto do agro

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, afirmou nesta quinta-feira (25) que é “inexplicável” o fato de o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), ainda não ter levado ao plenário a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue a escala de trabalho 6×1, já aprovada pela Câmara dos Deputados. Em entrevista à CNN Brasil, ele também criticou a condução de pautas no Senado e citou o projeto de renegociação de dívidas do agronegócio. Boulos disse que Alcolumbre não pode transformar uma disputa política ou partidária em instrumento para travar uma pauta que, segundo ele, tem apoio de 80% da população brasileira. Na

CNA reforça pautas do agro no Congresso antes do recesso parlamentar

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) reuniu, nesta quinta-feira (25), o Núcleo de Relações Institucionais para reforçar a agenda prioritária do agro no Congresso Nacional. O encontro ocorreu em Brasília e teve como foco acelerar a tramitação de propostas consideradas estratégicas nas próximas semanas, antes do recesso parlamentar e do período eleitoral. Durante a reunião, a chefe da Assessoria de Relações Institucionais (ARI), Mírian Vaz, afirmou que as duas próximas semanas serão decisivas para a aprovação de algumas matérias. Segundo ela, o trabalho da entidade está concentrado na busca de acordos para garantir o avanço de pautas com impacto sobre o setor.

Plano de proteção ao tatu-bola deve ser lançado neste ano

Mascote da Copa do Mundo de 2014, o tatu-bola (Tolypeutes tricinctus) permanece na lista de espécies ameaçadas de extinção no Brasil e deve receber um novo plano de proteção ainda neste ano. Típico da caatinga, o animal enfrenta perda de habitat, caça, atropelamentos e pressões associadas à invasão do território em áreas do Nordeste. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o tatu-bola segue desde 2014 classificado como “em perigo” na lista oficial de fauna ameaçada, atualizada neste mês. A espécie ocorre em estados como Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí. Entre as ameaças citadas por especialistas estão a instalação de placas

MDA aprova plano de logística sustentável para o período de 2026 a 2028

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) aprovou o Plano Diretor de Logística Sustentável (PDLS) para o período de 2026 a 2028. A medida foi divulgada nesta quinta-feira (25) e reúne ações para tornar a gestão do ministério mais eficiente, econômica e alinhada à sustentabilidade. Entre os focos estão o uso racional de recursos, a gestão de resíduos e novos critérios para contratações públicas. O plano foi elaborado com base em um diagnóstico das unidades do MDA em Brasília e estabelece metas para reduzir o consumo de energia elétrica e água nos espaços ocupados pelo ministério. O documento também prevê avanços na gestão

Mato Grosso do Sul recebe 1.390 títulos e novos investimentos para assentamentos

O governo federal realiza nesta quinta-feira (25), no Assentamento Itamarati, em Ponta Porã (MS), a entrega de 1.390 títulos de domínio para famílias assentadas no Mato Grosso do Sul. O ato também inclui a assinatura da escritura da Fazenda Che Cay, anúncios de investimentos em cooperativas, contratos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e novas operações de crédito instalação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A principal entrega envolve famílias do Assentamento Itamarati e também alcança assentamentos em Ponta Porã, Bataguassu, Bela Vista, Corumbá, Amambai, Aquidauana, Sidrolândia, Itaquiraí, Rio Brilhante, Corguinho e Nova Alvorada do Sul. O Assentamento Itamarati tem 50.081