A 24ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2024 foi realizada na unidade Friboi de Araputanga (MT), em 31 de outubro. No evento, foram avaliados 1.052 animais, sendo 632 machos não castrados e 420 fêmeas, todos terminados em confinamento. Os exemplares eram provenientes de oito pecuaristas participantes, com nove lotes de diferentes propriedades localizadas em quatro municípios.
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), em parceria com a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT) e o frigorífico Friboi, foi responsável pela organização desta etapa. O evento contou com o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
“Ficamos impressionados com as avaliações dos machos. Aproximadamente 75% dos animais apresentaram até dois dentes incisivos permanentes, com média de idade de 2 anos, o que indica um bom manejo e precocidade. Além disso, o peso médio de 22 arrobas foi excelente e 64% dos animais mostraram uma cobertura de gordura mediana ou uniforme”, destaca Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.
Callejon destaca que as avaliações das fêmeas superaram as expectativas: “93,5% dos animais apresentaram até dois dentes incisivos permanentes, indicando cerca de 2 anos de idade, sendo que 60% deles possuíam dentição de leite completa, com menos de 2 anos. O peso médio foi de 18 arrobas e 100% das fêmeas apresentaram cobertura de gordura mediana”.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
Gustavo Nakai de Magalhães Ribeiro, da Fazenda São José (Cáceres/MT), levou a Medalha de Ouro na categoria de Melhor Lote de Carcaças de Machos, enquanto João Moyses Abdalla Júnior, da Fazenda Santa Maria (Cáceres/MT), conquistou a Medalha de Prata. A Medalha de Bronze ficou com Manuel Jorge Ribeiro, da Fazenda Planície (Lambari D’Oeste/MT).
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas
Gustavo Nakai de Magalhães Ribeiro também liderou o pódio com o Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas. A Prata foi entregue a Wallace Antunes Gonçalves, da Fazenda Morada do Sol (Cáceres/MT), que também obteve um ótimo desempenho. Já a Medalha de Bronze ficou com Henriqueta Fátima do Amaral Corrêa, da Fazenda Vitória (Cáceres/MT).
Calendário
As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:
- 28/11 – Friboi de Campo Grande (MS) Unid. II
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore com o apoio do Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
SOBRE A ACNB
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 70 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.