USD: R$ -- EUR: R$ -- BTC: R$ -- USD: R$ -- EUR: R$ -- BTC: R$ --
Navegando:
Emissão da NF-e será obrigatória para produtores rurais    

Emissão da NF-e será obrigatória para produtores rurais    


A obrigatoriedade da emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) para produtores rurais começará de forma escalonada: a partir de 2025, será exigida para aqueles com receita bruta superior a R$ 360 mil em 2023 e 2024, enquanto os demais produtores terão até janeiro de 2026 para se adequarem à nova regra. 

Essa mudança busca trazer mais transparência, segurança e controle às operações no setor. Além de documentar as transações, ela também serve para o recolhimento de eventuais taxas. Para emitir a NF-e, o produtor utilizará seu CPF e a inscrição estadual.

Essa obrigatoriedade foi definida por um ajuste do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), por meio do Sistema Nacional Integrado de Informações Econômico-Fiscais (Sinief), publicado no final de 2024

  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp.

De olho nas regras 

Com esta mudança, a obrigatoriedade da emissão da NF-e estará vigente a partir de 3 de fevereiro de 2025, nas operações internas praticadas pelo produtor rural que, nos anos de 2023 e 2024, obteve, em qualquer um dos períodos, receita bruta decorrente de atividade rural no valor superior a R$ 360.000,00. 

Já para os demais produtores, a exigência começa em 5 de janeiro de 2026. A emissão de NF-e é obrigatória para produtores, independentemente do faturamento, nas operações interestaduais. Com essa mudança, o uso da Nota Fiscal modelo 4 será proibido.

“Ao realizarem as operações de venda, os produtores devem emitir a nota fiscal, porque por meio destas será comprovada a atividade agropecuária e garantido o acesso a benefícios e direitos. Entre os benefícios que essa formalização pode auxiliar a proporcionar estão o enquadramento como produtor rural para acesso ao crédito rural; a participação em programas de políticas públicas de compras governamentais e, futuramente, acesso à aposentadoria especial”, destaca Marcia Moraes, assessora da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

No site do Sebrae, é possível encontrar cursos gratuitos sobre NF-e, em que o produtor irá aprender sobre as aplicações, emissão, benefícios e obrigações em relação à nota fiscal eletrônica e, claro, como registrar as movimentações com facilidade.

“O Sebrae recebe, espontaneamente, produtores rurais com dúvidas específicas de Nota Fiscal Eletrônica, formalização de propriedade, cooperativismo, entre outros assuntos. Estas demandas são atendidas por meio de consultorias especializadas ou de cursos e palestras”, esclarece Simone Goldman, consultora de negócios do Sebrae-SP e gestora do programa ALI Rural. 

Aplicativo Nota Fiscal Fácil

O aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF) foi criado para simplificar a emissão de documentos fiscais por produtores rurais. Gratuito e fácil de usar, o app permite emitir as notas pelo celular, sem necessidade de certificado digital, atendendo operações dentro do estado.

Disponível para download, o aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF) é um Regime Especial de alcance nacional, para a simplificação do processo de emissão de Documentos Fiscais eletrônicos (DF-e), pelos contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

“A NFF traz benefícios diretos para o produtor rural, ao simplificar suas obrigações fiscais e oferecer mais autonomia na emissão de notas fiscais. O sistema reduz custos, elimina burocracias e proporciona segurança jurídica nas operações, além de facilitar a comercialização de produtos e o acesso a novos mercados. A NFF também incentiva a formalização, fortalecendo a inclusão econômica e contribuindo para o crescimento sustentável do setor rural”, finaliza Lejandre Karol Fortes Meneses, auditor fiscal da Receita Estadual, da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo de São Paulo



Source link

Assine nossa Newsletter

Sinta-se no campo com as notícias mais atualizadas sobre o universo do agronegócio.

Sem spam, você pode cancelar a qualquer momento.


Notícias Relacionadas

IBGE lança plataforma para prevenção de desastres e atenção ao El Niño

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou nesta terça-feira (23) o Singed Lab Desastres, plataforma voltada à preparação de gestores públicos e privados para o enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas. A iniciativa integra a estratégia nacional de atenção ao El Niño e começa a operar em 1º de julho. Segundo o IBGE, a plataforma faz parte de uma reorganização da agenda de pesquisas e estudos geocientíficos do instituto, com foco mais estruturado na produção de informações para prevenção e mitigação de desastres. No mesmo dia da entrada em operação do Singed Lab Desastres, o órgão divulgará os primeiros resultados da Pesquisa Especial

Limitação de outros exportadores tende a fortalecer competitividade da carne brasileira

Foto: Pixabay A cota de 1,1 milhão de toneladas de carne bovina brasileira direcionada à China em 2026 deve ser preenchida em julho, projeta levantamento da consultoria Safras & Mercado. A progressão das exportações para Pequim vem sendo observada desde o começo do ano, com o pico ocorrendo em maio, mês em que o Brasil embarcou 157,6 mil toneladas da proteína ao gigante asiático, aumento de 14,25% na comparação com o mesmo período de 2025. Segundo a alfândega chinesa, entre janeiro e maio, foram importadas mais de 1,3 milhão de toneladas, avanço de 19% em relação aos cinco primeiros meses de 2025. O Brasil segue

Preços do boi gordo: arroba segue em queda; confira as cotações

Foto: Marcos Santos/USP Imagens O mercado físico do boi gordo volta a se deparar com queda nos preços. Segundo o analista de Safras & Mercado Fernando Henrique Iglesias, as indústrias seguem se posicionando no mercado em meio ao esgotamento precoce das cotas de exportação para a China. De acordo com levantamento realizado pela consultoria, a expectativa é que o esgotamento ocorra em julho, fazendo com que as indústrias revisem suas estratégias em torno do abate, aumentando a ociosidade para ajustar a produção de acordo com a mudança da perspectiva de demanda. Preços do boi gordo São Paulo: R$ 342,75 — ontem: R$ 345,52 Goiás: R$

CNA debate mercado do boi gordo, vacinas e protocolo para exportação

A Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) discutiu, nesta terça-feira (23), em Brasília, as expectativas para o mercado do boi gordo no segundo semestre de 2026 e a disponibilidade de vacinas contra clostridioses no país. A reunião também tratou do Protocolo Privado de Exportação de Bovinos Livres de Antimicrobianos. Na abertura do encontro, o vice-presidente da comissão, Rafael Gratão, afirmou que o colegiado tem o papel de discutir temas atuais da cadeia produtiva, esclarecer dúvidas e alinhar demandas dos produtores. O gerente da área de Gestão de Risco para a Pecuária da StoneX, Victor Novaes, apresentou

Conab nomeia novo superintendente regional no Rio Grande do Sul

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) oficializou a mudança de gestão na Superintendência Regional do Rio Grande do Sul. Antônio Alberto Matheus dos Santos Neto assumiu o cargo no dia 15 de junho. Economista com especialização em Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ele atua na empresa desde 2013. Natural de Serrinha, na Bahia, Santos Neto ingressou na Conab pela matriz, em Brasília, no Distrito Federal. Na primeira etapa da trajetória na companhia, trabalhou como analista de mercado na Gerência de Produtos da Sociobiodiversidade. Desde 2014, ele atua na Superintendência Regional do Rio Grande do Sul. Nesse período, passou pelo

Brasil e Peru alinham transição da presidência da PLACA

O ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, reuniu-se nesta terça-feira (23), por videoconferência, com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Irrigação do Peru, Felipe Millan, para tratar da transição da presidência da Plataforma da América Latina e do Caribe para Ação Climática na Agricultura (PLACA). A transferência será formalizada durante a Assembleia Anual da Plataforma, marcada para o período entre 30 de junho e 2 de julho, em Lima, no Peru. Criada em 2019, a PLACA reúne 19 ministérios da Agricultura da América Latina e do Caribe. Segundo o material divulgado, a iniciativa tem como objetivo fortalecer a cooperação regional no setor agropecuário

Renegociação de dívidas rurais e impostos sobre combustíveis entram em debate com Hugo Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), reuniu-se nesta terça-feira (23) com representantes dos setores agropecuário e sucroenergético para discutir propostas de apoio a produtores rurais e medidas relacionadas aos preços dos combustíveis. Os encontros trataram do Projeto de Lei (PL) 5122/23 e do Projeto de Lei Complementar (PLP) 114/26, ambos em tramitação no Congresso. No primeiro encontro, Motta recebeu integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que apresentaram demandas ligadas ao PL 5122/23. De autoria do deputado Domingos Neto (PSD-CE), a proposta cria um programa de renegociação de dívidas para produtores rurais afetados por adversidades climáticas e impactos econômicos globais. Segundo o

Mapa institui programa para integrar produção e logística entre Brasil, Bolívia e Pacífico

O ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, assinou nesta terça-feira (23) a portaria que institui o Programa de Integração Produtiva e Logística Brasil-Bolívia-Pacífico. A iniciativa estabelece diretrizes para promover a integração produtiva, agroindustrial, logística e comercial entre Brasil, Bolívia e os mercados do Pacífico, no âmbito do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Segundo o Mapa, o programa busca ampliar a eficiência logística, reduzir custos de transporte e fortalecer a inserção internacional do agronegócio brasileiro. Entre as metas estão a agregação de valor à produção primária, o estímulo ao desenvolvimento regional e a atração de investimentos em infraestrutura e comércio exterior. A medida

Estudo aponta avanço do risco de estresse térmico em bovinos leiteiros no RS

A combinação de calor e umidade tem ampliado o risco de estresse térmico para bovinos leiteiros no Rio Grande do Sul, segundo a Circular Técnica 33, publicada pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi). O estudo mostra que o problema pode reduzir o consumo de alimento, afetar a reprodução, elevar a ocorrência de doenças e diminuir a produção e a qualidade do leite. De acordo com a pesquisadora e médica veterinária do DDPA Adriana Tarouco, uma das autoras do trabalho, a publicação busca alertar para o aumento do risco de estresse térmico. A análise considerou

Prêmio Queijos do Paraná abre 3ª edição com nova categoria

A 3ª edição do Prêmio Queijos do Paraná foi lançada nesta terça-feira (23), no Mercado Municipal de Curitiba. A organização espera mais de 600 produtos inscritos no concurso, que tem como foco valorizar a pecuária de leite paranaense e premiar os melhores queijos com medalhas de Super Ouro, Ouro, Prata e Bronze. A principal novidade desta edição é a criação da categoria Queijo Colonial. A avaliação dos produtos seguirá critérios sensoriais, com análise de sabor, textura, aroma e aparência. Na categoria de queijos coloniais, os jurados também vão considerar a versatilidade gastronômica do produto, com testes em preparos culinários e harmonização com bebidas alcoólicas e