USD: R$ -- EUR: R$ -- BTC: R$ -- USD: R$ -- EUR: R$ -- BTC: R$ --
Navegando:
Lula e Trump devem se encontrar em breve, diz Mauro Vieira

Lula e Trump devem se encontrar em breve, diz Mauro Vieira


O Brasil e os Estados Unidos devem realizar uma nova reunião em novembro, dando continuidade à retomada do diálogo entre os dois países após meses de tensão diplomática, disse nesta quinta-feira (16) o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

A declaração foi feita após encontro com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, na Casa Branca, em Washington.

Segundo o chanceler, o encontro — que durou cerca de uma hora — ocorreu em clima de “excelente descontração e troca de ideias”, com foco principal nas tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

“Foi muito produtivo, com muita disposição para trabalhar em conjunto e traçar uma agenda bilateral de comércio”, disse Vieira em entrevista a jornalistas.

A reunião teve duas etapas: uma conversa privada entre os dois ministros e, em seguida, a participação de diplomatas e representantes comerciais de ambos os governos. Vieira confirmou que as equipes técnicas devem começar a negociar “em breve” medidas para tentar reverter as tarifas de 50% aplicadas por Washington desde agosto.

Possível encontro

Vieira também afirmou que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump devem se encontrar nos próximos meses, embora a data e o local ainda não estejam definidos.

“Está mantido o objetivo de que os líderes se reúnam proximamente. Há interesse de ambas as partes para que isso aconteça o quanto antes”, declarou o ministro.

Inicialmente, a expectativa era de que o encontro pudesse ocorrer durante a Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Malásia, no fim de outubro. No entanto, segundo o chanceler, as agendas dos presidentes devem determinar o momento mais adequado para a reunião.

Instabilidades entre os países

As relações entre Brasil e Estados Unidos atravessam um período de instabilidade desde que o governo Trump decidiu impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.

A medida foi justificada pela Casa Branca como uma resposta a uma suposta “politização” do Judiciário brasileiro e à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

Além do tarifaço, Washington também aplicou sanções financeiras e consulares a autoridades brasileiras, incluindo o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. As ações foram vistas em Brasília como retaliação política.

O encontro entre Vieira e Rubio é o primeiro de alto nível desde que Trump reassumiu a presidência dos Estados Unidos, em janeiro. A reunião sinaliza um esforço de reaproximação entre os dois países, iniciado após uma breve conversa entre Lula e Trump durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro, em Nova York.

Próximos passos

De acordo com o Itamaraty, Mauro Vieira e Marco Rubio devem manter contato direto nas próximas semanas para definir a agenda de reuniões técnicas. A expectativa é que, até novembro, sejam traçadas as bases para uma negociação ampla sobre tarifas e cooperação comercial.

“O importante é que prevaleceu uma atitude construtiva, com aspectos práticos para a retomada das negociações entre os dois países”, destacou o chanceler. “Há boa química entre os governos, e o diálogo está aberto.”



Source link

Assine nossa Newsletter

Sinta-se no campo com as notícias mais atualizadas sobre o universo do agronegócio.

Sem spam, você pode cancelar a qualquer momento.


Notícias Relacionadas

Seminário na UFPR debate PAA e cozinhas solidárias no Paraná

Um seminário sobre políticas públicas, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e cozinhas solidárias reuniu representantes do poder público, movimentos sociais, comunidade acadêmica e sociedade civil nesta sexta-feira (19), em Curitiba (PR). A atividade integrou a 23ª Jornada de Agroecologia, realizada no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participou do debate com representação do superintendente no estado, Valmor Luiz Bordin. Durante o seminário “Políticas Públicas – PAA e Cozinhas Solidárias”, Bordin apresentou a operação do PAA e detalhou modalidades do programa citadas no encontro: Compra com Doação Simultânea (CDS), Compra Direta e Compra Institucional. Segundo o material

Esgotamento da cota chinesa se aproxima; entenda os impactos no mercado de carne bovina brasileiro

Foto: Ministério da Agricultura A proximidade do esgotamento da cota de exportação de carne bovina para a China já começa a mudar a estratégia dos frigoríficos brasileiros. Segundo Raul Bertho, head de gestão de risco da Agrifatto, grandes empresas já reduziram o volume destinado ao mercado chinês e iniciaram o redirecionamento da produção para o mercado interno e para outros países compradores. Em entrevista ao Mercado & Cia, Bertho afirmou que o movimento é uma consequência natural do avanço da utilização da cota de exportação estabelecida pela salvaguarda chinesa. “Alguns frigoríficos já têm adotado essa postura de começar a diminuir um pouco a carne destinada

Cruzar caracu com curraleiro pé-duro funciona? Especialista tira a dúvida de produtor de Tocantins

Caracu: a genética taurina que se adaptou ao calor do Brasil. entenda Em mais um episódio do quadro “Giro do Boi Responde”, no Giro do Boi, o renomado zootecnista Alexandre Zadra, especialista em genética e cruzamento industrial de bovinos, trouxe uma mentoria cirúrgica para atender à dúvida do produtor Oziel Almeida de Souza, de Mateiros, no Tocantins. Oziel atua na desafiadora região do Jalapão e deseja saber se o cruzamento de um touro mocho da raça caracu sobre suas matrizes curraleiro pé-duro traz benefícios reais. O grande objetivo do produtor é claro: aumentar o tamanho, o frame e o peso de sua boiada, mas sem

Paraná confirma R$ 565,6 milhões para obras em 11 municípios

O governador Carlos Massa Ratinho Junior confirmou nesta segunda-feira (22) R$ 565,6 milhões em investimentos para 11 municípios de diferentes regiões do Paraná. Segundo o material divulgado, os recursos serão destinados a obras de pavimentação urbana e rural, construção de creches, unidades de saúde e centros de convivência para idosos. O anúncio envolve cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Noroeste, Sudoeste, Centro-Sul, Norte Pioneiro e Oeste do estado. De acordo com o governo estadual, os recursos integram um pacote de investimentos voltado aos municípios. No anúncio, Ratinho Junior citou o programa Estrada Boa, voltado ao asfalto rural, e afirmou que a medida busca melhorar

Nova Indústria Brasil terá R$ 140 bilhões até dezembro de 2026

A política Nova Indústria Brasil (NIB) terá R$ 140 bilhões em recursos disponibilizados para investimento até dezembro de 2026. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (22), durante a cerimônia de celebração dos 74 anos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro (RJ). Segundo o material divulgado, R$ 102,5 bilhões virão do BNDES e R$ 37,5 bilhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Com o novo anúncio, a Nova Indústria Brasil deve alcançar mais de R$ 750 bilhões em recursos disponíveis para investimentos no período de 2023 a 2026, de acordo com as informações apresentadas no evento. Entre os

Fiesp pede que Senado altere texto da MP do Frete

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) pediu, nesta segunda-feira (22), que o Senado corrija o texto da Medida Provisória (MP) do Frete. Em nota, a entidade afirma que a proposta contém distorções e sustenta que o custo do transporte de produtos de menor valor agregado, em alguns casos, pode superar o valor da própria carga. O texto aprovado pela Câmara dos Deputados está agora sob análise do Senado. Segundo a Fiesp, um dos exemplos está no transporte de calcário agrícola, citado pela entidade como insumo essencial para o agronegócio. Em nota, o presidente da federação, Paulo Skaf, afirmou que a logística

Mapa apresenta políticas para agropecuária sustentável em evento da União Europeia em Bruxelas

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou entre 16 e 18 de junho do encerramento do programa AL-INVEST Verde, em Bruxelas, na Bélgica. No evento, representantes da pasta apresentaram políticas públicas ligadas à sustentabilidade da agropecuária e participaram de debates sobre segurança alimentar, comércio agroalimentar, inovação e cooperação técnica. A iniciativa é financiada pela União Europeia e tem orçamento de € 47,5 milhões para ações em 15 países da América Latina e do Caribe. Na abertura dedicada à cooperação entre Brasil e União Europeia, a assessora especial do ministro Carlos Fávaro, Sibelle Andrade, apresentou instrumentos citados pelo ministério para a agenda de sustentabilidade no

Programa de fertilizantes pode ser aprovado em 30 dias, diz autor do PL 699/2023

O senador Laércio Oliveira (PP-SE) afirmou nesta segunda-feira (22), no Rio de Janeiro, que o Senado deve aprovar em até 30 dias o Programa Nacional de Fertilizantes. Segundo o parlamentar, a proposta pretende reduzir a dependência externa do Brasil por meio de linhas de financiamento, desonerações e crédito fiscal. De acordo com a informação apresentada por Oliveira, o país importa quase 90% dos fertilizantes que utiliza. Oliveira é autor do Projeto de Lei (PL) 699/2023, que institui o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes (Profert). Segundo ele, o texto já foi aprovado na Câmara dos Deputados e retornou ao Senado para uma tramitação que

MDA e Anater anunciam R$ 1,3 bilhão para ações rurais na Bacia do Rio Doce

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) anunciaram, nesta segunda-feira (22), R$ 1,3 bilhão para a retomada econômica rural de comunidades atingidas na Bacia do Rio Doce, em Minas Gerais e no Espírito Santo. Segundo o material divulgado, os recursos serão direcionados a 49 municípios no âmbito do Novo Acordo do Rio Doce. De acordo com o texto oficial, as ações integram o eixo rural do acordo e são voltadas à agricultura familiar, assentamentos da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais e demais populações rurais atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão.

Indonésia vira 2º maior destino de miúdos bovinos do Brasil

A Indonésia se consolidou como o segundo principal destino dos miúdos bovinos brasileiros menos de um ano após a abertura do mercado para o produto, informou o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em nota divulgada neste domingo (22). Entre janeiro e maio de 2026, o país asiático importou mais de 12 mil toneladas, em operações que movimentaram US$ 19,5 milhões. De acordo com o Mapa, o desempenho deixa a Indonésia atrás apenas de Hong Kong entre os principais compradores de miúdos bovinos do Brasil. A nota também informa que o mercado indonésio reúne mais de 284 milhões de habitantes e importou, em 2025, mais