USD: R$ -- EUR: R$ -- BTC: R$ -- USD: R$ -- EUR: R$ -- BTC: R$ --
Navegando:
o que espera o produtor rural após as eleições?

o que espera o produtor rural após as eleições?


A eleição vai passar. As contas do produtor rural, não. Quem vencer encontrará um Brasil com inflação resistente, crescimento perdendo força e pouco espaço para oferecer crédito barato a quem precisa produzir.

Do próximo governo, será preciso cobrar decisões sobre gastos públicos, dívida e condições para a queda dos juros. Mas, enquanto Brasília define o que fazer, o produtor já está comprometendo dinheiro com uma safra cuja receita só chegará meses depois.

É esse intervalo que me preocupa. Estamos assumindo compromissos hoje para receber num mundo que pode ser mais difícil amanhã.

O Focus de 19 de outubro mostra o tamanho do desconforto. O mercado projeta inflação de 5,22% em 2026, acima da meta de 3% e do limite de tolerância de 4,5%. A previsão de crescimento caiu para 1,83% neste ano e 1,32% em 2027.

A economia ainda cresce, mas as expectativas estão piorando. E a inflação continua dificultando a redução dos juros.

Essa combinação traz o risco de estagflação: economia estagnada com inflação persistente. Não acredito que esse seja o caminho mais provável para o Brasil. Mas seria imprudente ignorar uma trajetória que reúne crescimento mais fraco e preços resistentes.

Sem uma resposta fiscal convincente, o próximo governo terá dificuldade para mudar essa direção. O custo aparece no financiamento, na renegociação e na parcela que vence antes de a produção ser vendida.

A eleição americana pode aumentar a incerteza

Nos Estados Unidos, a eleição de meio de mandato pode tirar dos republicanos o controle da Câmara. O Senado também está em disputa. Uma derrota imporia obstáculos a Donald Trump nos dois anos finais de seu governo.

Minha preocupação é como ele reagiria. Com mais dificuldade para aprovar sua agenda no Congresso, poderá recorrer com maior intensidade às prerrogativas do Executivo, inclusive em questões comerciais.

Isso é uma possibilidade, sujeita às escolhas do presidente e aos limites institucionais. Mas novas tarifas e retaliações poderiam alterar os mercados dos quais o agro brasileiro depende.

Para o produtor que está plantando, uma mudança nas regras do comércio pode atingir a receita de uma safra cujo custo já foi contratado.

A guerra chega pelo diesel e pelo adubo

A inflação americana acumulou 3,7% em 12 meses até setembro. A gasolina subiu 9,1% somente naquele mês. A American Farm Bureau, entidade de produtores dos Estados Unidos, vem alertando para a pressão dos combustíveis e fertilizantes sobre as propriedades.

As dificuldades envolvendo o Irã e a continuidade da guerra entre Rússia e Ucrânia mantêm riscos sobre energia, insumos e transporte. Um agravamento pode encarecer a produção mesmo que a economia mundial perca força.

Para o agro, essa combinação é particularmente difícil. O comprador fica mais cauteloso e o produtor continua pagando caro para colocar a mercadoria no mercado.

Se a inflação persistir nos Estados Unidos, o alívio dos juros por lá poderá demorar. Isso também pode dificultar a queda dos juros brasileiros, embora nossas condições fiscais e a inflação doméstica continuem decisivas.

O problema está na possibilidade de essas pressões se encontrarem. Crédito caro, custo elevado e demanda mais fraca podem comprometer a rentabilidade mesmo de quem consegue produzir bem.

O dólar não garante o socorro

É comum esperar que um ambiente externo mais conturbado fortaleça o dólar e melhore a receita de quem exporta. Mas o câmbio não obedece a uma única variável.

Juros, entrada de capital e confiança nas políticas econômicas podem sustentar o real mesmo com o aumento das incertezas. Não há garantia de que o dólar subirá quando o produtor precisar vender.

E, quando sobe, também encarece insumos importados e dívidas em moeda estrangeira. O efeito depende da situação de cada propriedade.

Esperar que o câmbio resolva uma margem apertada pode levar o produtor a adiar uma decisão necessária.

O clima pode reduzir a receita sem reduzir a dívida

O El Niño acrescenta uma preocupação concreta. O fenômeno está confirmado, e o boletim de outubro do INPE aponta alta probabilidade de intensidade muito forte no último trimestre do ano.

A tendência é de mais chuva no Sul e condições mais secas e quentes no centro-norte. Os efeitos variam por região, cultura e fase da lavoura. No Centro-Oeste, é preciso acompanhar as previsões locais, sem tratar uma área tão extensa como se tivesse um único comportamento.

Excesso de chuva pode atrasar operações e prejudicar a qualidade. Falta de água e calor podem reduzir a produtividade. Em ambos os casos, a receita fica ameaçada.

A dívida, porém, foi contratada antes de se conhecer o resultado da colheita. Se houver quebra, o produtor terá menos produto para pagar compromissos que continuam vencendo.

É nessa hora que um risco climático se transforma também em problema financeiro.

A decisão precisa caber no caixa

Não vejo motivo para decretar uma crise inevitável. Vejo motivos suficientes para preparar a propriedade para um período mais exigente, em que haverá menos espaço para corrigir decisões tomadas com excesso de confiança.

Antes de ampliar a área, comprar uma máquina ou assumir outro financiamento, é preciso testar a conta com produtividade menor, preço de venda mais baixo e juros altos por mais tempo. Se o investimento só se paga quando tudo dá certo, a margem de segurança é pequena.

Os vencimentos precisam acompanhar a entrada das receitas. Um investimento que leva anos para dar retorno não pode depender de uma dívida curta que a próxima safra talvez não consiga pagar.

Também é necessário conhecer o custo completo, incluindo juros, e avaliar vendas em etapas que atendam aos compromissos e preservem a margem. Buscar a maior cotação pode custar caro quando a espera obriga a contratar mais crédito.

A venda antecipada exige cuidado com o volume comprometido, sobretudo diante do risco climático. Seguro, proteção cambial quando houver exposição e renegociação antes do atraso precisam ser avaliados conforme a realidade da propriedade.

O Brasil terá de enfrentar seus desequilíbrios, qualquer que seja o vencedor da eleição. E o produtor terá de cobrar isso sem fazer seu planejamento depender de uma solução rápida.

A combinação de conflitos, juros e clima pode criar um período de dificuldades de dimensão histórica para o agronegócio brasileiro. Essa possibilidade exige preparo, sem transformar preocupação em paralisia.

O produtor não controla essas ameaças. Mas precisa decidir quanto delas seu caixa consegue suportar. Adiar essa decisão pode deixá-la nas mãos do credor..

Miguel Daoud

*Miguel Daoud é comentarista de Economia e Política do Canal Rural


O Canal Rural não se responsabiliza pelas opiniões e conceitos emitidos nos textos desta sessão, sendo os conteúdos de inteira responsabilidade de seus autores. A empresa se reserva o direito de fazer ajustes no texto para adequação às normas de publicação.



Source link

Assine nossa Newsletter

Sinta-se no campo com as notícias mais atualizadas sobre o universo do agronegócio.

Sem spam, você pode cancelar a qualquer momento.


Notícias Relacionadas

Fundo Amazônia destina R$ 147,6 milhões ao Inpe para ampliar monitoramento com IA

O Fundo Amazônia vai destinar R$ 147,6 milhões ao projeto Sistema Integrado para Monitoramento da Vegetação Natural dos Biomas Brasileiros (SIM-Biomas), com execução técnica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (16), durante a apresentação dos novos dados de desmatamento. A iniciativa prevê o uso de inteligência artificial e aprendizado de máquina para acelerar o monitoramento da vegetação nativa, ampliar a precisão das análises e antecipar riscos ambientais. A proposta foi aprovada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), gestor do Fundo Amazônia, em coordenação com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). O

El Niño ameaça inundar áreas de pecuária e força retirada de milhares de bois na Argentina

O risco de inundações associado ao fenômeno climático El Niño está obrigando pecuaristas argentinos a retirar milhares de cabeças de gado das ilhas do rio Paraná, no norte da província de Santa Fé. Os animais estão sendo transportados para áreas mais altas diante da previsão de uma cheia que pode ultrapassar os níveis considerados seguros. A situação preocupa os produtores, principalmente pela dificuldade de transportar os rebanhos para fora das áreas ameaçadas. A operação depende de embarcações e enfrenta limitações logísticas, além da falta de propriedades disponíveis para receber os animais. No departamento de General Obligado, estima-se que entre 120 mil e 200 mil cabeças

Após sequência de recordes, mercado do boi gordo perde força no início da semana

Após uma sequência de recordes nos preços da arroba, o mercado do boi gordo começou a semana em ritmo mais lento de negociações. Segundo análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, a segunda-feira (19) foi marcada por cautela dos compradores e estabilidade nas cotações em algumas regiões do país. De acordo com o Cepea, parte dos frigoríficos adotou uma postura de espera, acompanhando o desempenho das vendas de carne bovina durante o fim de semana antes de definir novas compras. Apesar da desaceleração nos negócios, os preços da arroba continuam firmes, sustentados principalmente pela oferta restrita de animais prontos para

Estiagem leva União a reconhecer emergência em 14 municípios do Amapá

O governo federal reconheceu nesta terça-feira (20) a situação de emergência em 14 municípios do Amapá por causa da estiagem. A medida foi formalizada pela Portaria nº 3.595, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, com base em decreto do governo estadual sobre os efeitos da falta de chuva. O estado tem 16 cidades ao todo. A portaria cita os municípios de Amapá, Calçoene, Ferreira Gomes, Itaubal, Laranjal do Jari, Macapá, Mazagão, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Pracuúba, Santana, Serra do Navio e Vitória do Jari. Além do reconhecimento da emergência, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional autorizou, em duas

Espécie nativa de árvore melhora saúde do solo ao ser integrada a pastagens

Pesquisa da Embrapa e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (USP/Cena) demonstrou que a árvore bordão-de-velho (Samanea tubulosa) apresenta várias vantagens ao ser usada em sistemas silvipastoris (SSP), que integram a produção pecuária com a florestal. Um dos ganhos é o aumento da qualidade biológica do solo, o qual estoca mais carbono, mantém comunidades de microrganismos mais estáveis e com maior número de espécies. O estudo faz parte da tese de doutorado de Henrique Nery Cipriani, pesquisador da Embrapa Florestas (PR), sob a orientação da professora Tsai Siu Mui, do USP/Cena, campus de Piracicaba. Leguminosa nativa da América Tropical,

escalas de abate encurtadas seguem trazendo novas altas

O mercado físico do boi gordo permanece firme, sustentado pela oferta restrita de animais e pelas escalas de abate pouco confortáveis, concentradas entre cinco e seis dias úteis na maioria das regiões pesquisadas. De acordo com o analista da consultoria Safras & Mercado Fernando Henrique Iglesias, a necessidade de recompor as programações mantém os frigoríficos ativos nas compras e favorece a manutenção do viés de alta. “Embora o movimento apresente intensidades distintas entre as praças, continuam sendo registrados negócios acima das referências médias, especialmente nas regiões em que a disponibilidade de boiadas é mais limitada.” Preços médios da arroba do boi São Paulo: R$ 384,13

CropLife Brasil entrega 12 propostas ao governo para a COP17 de biodiversidade

A CropLife Brasil entregou ao governo federal uma carta com 12 propostas para contribuir com a construção da posição oficial do Brasil na 17ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP17). O evento será realizado de 21 a 30 de outubro, em Yerevan, na Armênia. O documento foi encaminhado a órgãos do governo federal e à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança. Segundo a entidade, o ofício foi enviado ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e à Comissão Técnica Nacional

Conama muda regras de licenciamento ambiental da aquicultura

Os empreendimentos de aquicultura terão novas regras de licenciamento ambiental a partir de abril de 2027. A resolução aprovada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e publicada na sexta-feira (16) muda a forma de classificação das atividades e define o tipo de licença conforme o porte do empreendimento e o potencial poluidor do sistema de cultivo. Pelas regras atuais, os empreendimentos são enquadrados pela área ocupada e pela produção de espécies nativas ou exóticas. Com a mudança, o critério de porte passa a ser o volume de produção, com classificação em pequeno, médio ou grande porte, de acordo com a espécie cultivada. O procedimento

Como a saúde bucal do boi impacta na produtividade do rebanho?

A saúde bucal dos bovinos pode indicar problemas que afetam a produtividade do rebanho. Lesões na gengiva, retração gengival, raízes dentárias expostas e desgaste excessivo dos dentes podem provocar dor e dificultar a alimentação dos animais. Segundo o médico-veterinário Iveraldo Dutra, especialista em saúde e bem-estar animal, cerca de vinte por cento dos bovinos avaliados apresentam lesões graves na boca. O alerta foi gerado a partir de estudos sobre saúde bucal de bovinos, incluindo a análise de mais de mil animais em rebanhos de Goiás. As alterações identificadas podem comprometer a eficiência alimentar e, consequentemente, o desempenho produtivo na pecuária de corte e leite. “A

Brasil já iniciou produção de carne bovina para ser exportada para China em 2027, diz Abiec

Os frigoríficos brasileiros já iniciaram a produção de carne bovina destinada à China, visando aproveitar a nova janela de exportações a partir de janeiro de 2027, segundo Roberto Perosa, presidente da Associação Brasileira de Exportadores de Carne ( Abiec) . A avaliação foi apresentada durante a Sial Paris, uma das principais feiras internacionais do setor de alimentos, realizada na França. Segundo o executivo, a maioria das empresas já está produzindo carne para atender o mercado chinês. “Nós já começamos as produções para carne ser enviada à China. As empresas, a maioria delas, já está produzindo carne para enviar à China”, afirmou. No entanto, Perosa destacou