O plantio de soja da safra 2024/25 no Piauí avançou nas últimas semanas, com 95% da área prevista de 1,147 milhão de hectare, segundo dados da Aprosoja do estado. As lavouras estão, atualmente, em estágio de crescimento vegetativo em 90% da área e floração em 10%, com boas condições de desenvolvimento até o momento, sem grandes problemas relacionados a pragas ou doenças.
No entanto, a irregularidade das chuvas e sua má distribuição seguem sendo uma preocupação para os produtores do estado, podendo afetar o desenvolvimento das lavouras. Embora as condições climáticas apresentem desafios, espera-se que o plantio seja concluído até o final deste mês, caso as chuvas se estabilizem.
A previsão é de que as chuvas permaneçam irregulares até o Natal, o que pode impactar o crescimento da soja nas próximas semanas. Contudo, caso haja uma melhoria nas condições climáticas, a expectativa é que o rendimento médio das lavouras atinja 3.600 quilos por hectare.
De acordo com levantamento da Safras & Mercado, o Piauí deve ocupar cerca de 1,15 milhão de hectares nesta safra, refletindo um aumento de 5,5% em comparação com os 1,090 milhão de hectares cultivados na safra anterior (2023/24).
A produção estimada para o estado é de 4,257 milhões de toneladas, representando um crescimento de 9% em relação à safra de 2022/23, que registrou 3,904 milhões de toneladas. A produtividade média projetada é de 3.720 quilos por hectare, superando os 3.600 quilos obtidos na temporada passada.