Após conversar com uma Lula por vídeo chamada na manhã desta segunda-feira (6), o presidente do Estados Unidos, Donald Trump, publicou em sua rede social, Truth Social, que a conversa com o chefe de Estado brasileiro foi muito boa. O líder norte-americano ainda disse que a conversa teve como foco a economia e o comércio entre os dois países e que novas reuniões entre eles devem acontecer em breve.
“Nesta manhã, eu fiz uma chamada telefônica muita boa com o presidente Lula, do Brasil. Nós discutimos muitas coisas, mas a conversa focou principalmente na economia e no comércio entre os dois países”, declarou o norte-americano. “Nós teremos futuras discussões e nos reuniremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Eu gostei da ligação — nossos países irão muito bem juntos!”.
Retirada das sobretaxas
Por meio de nota, o Palácio do Planalto se manifestou sobre a conversa entre Lula e Trump. Segundo o comunicado , o presidente brasileiro solicitou a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras.
Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Ainda de acordo com a nota, o Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Também durante o telefonema, Lula e Trump combinarma de se reunir pessoalmente em breve.
O presidente brasileiro sugeriu para o líde norte-americano de realizar o encontro na Cúpula da Asean, na Malásia, que será realizada no fim do mês.